Sarina Wiegman, treinadora da Inglaterra feminina, é cotada para assumir seleção inglesa masculina
Vice-campeã do mundo em 2019, técnica holandesa é um dos grandes destaques da Copa do Mundo feminina e também tem nome ventilado no comando dos EUA
Um dos grandes destaques da Copa do Mundo Feminino de 2023, a treinadora Sarina Wiegman é técnica da seleção feminina da Inglaterra desde 2021. De lá para cá, ganhou a Eurocopa com as "Leoas" e colocou mais uma equipe na final de um Mundial, contra a Espanha, domingo. Na edição anterior, em 2019, Wiegman levou a Holanda até a decisão também, mas acabou amargando um vice-campeonato contra as americanas.
Com um currículo invejável, são três prêmios da Fifa de "melhor técnico de futebol feminino", é natural que os próximos passos da treinadora sejam especulados por torcedores, imprensa e dirigentes. Na madrugada desta sexta-feira, dia 18, uma pista de qual pode ser o próximo time comandado por Wiegman surgiu no país.
Nos bastidores do futebol inglês, ela é cotada para assumir o comando da seleção inglesa masculina de futebol para a Copa do Mundo de 2026. Caso isso se concretize, ela fará história, tornando-se a primeira mulher a ser contratada como treinadora principal de um clube profissional no país.
Mark Bullingham, diretor-executivo da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), mencionou o nome de Sarina em uma entrevista e, além de elogiar o trabalho feito pela holandesa, ventilou a possibilidade de ela assumir o posto de comando da seleção masculina que tentará uma vaga nas Eliminatórias para o Mundial de 2026.
"Sarina está fazendo um ótimo trabalho e esperamos que siga assim por muito tempo. Ela pode fazer o que quiser no futebol. Se em algum momento decidir que quer ir para o masculino, seria uma discussão interessante. Mas ela é que decide, né?", disse. "Se ela decidir em algum momento no futuro seguir uma direção diferente, acho que ela é perfeitamente capaz disso".
O atual técnico da Inglaterra masculina, Gareth Southgate, tem contrato com a seleção até o fim da Eurocopa do ano que vem. A equipe, no entanto, não anima os torcedores ingleses e os dias do treinador parecem estar contados.
Já Wiegman tem contrato com a Associação de Futebol da Inglaterra até 2025. Ela, no entanto, também é uma das treinadoras mais cotadas para assumir o comando do time feminino dos Estados Unidos, que demitiu o técnico Vlatko Andonovski após uma fraca campanha no Mundial de 2023.
Quem é ela?
Ex-meia da seleção holandesa, Wiegman fez seu nome como treinadora de futebol ao faturar a Eurocopa de 2017 com a Holanda. Em 2019, conquistou um surpreendente vice-campeonato da Copa do Mundo. Em 2021, assumiu a Inglaterra e transformou o time da água para o vinho. O que antes era uma seleção cheia de dúvidas, se transformou em um dos melhores times do mundo.
Com mais uma Euro para a conta com a Inglaterra, Wiegman quer fazer história e ganhar o título que ainda falta para coroar de vez sua carreira. A final da Copa do Mundo de 2023 ocorre neste domingo, dia 20, às 7h (de Brasília) em jogo que coloca a Espanha como adversária da Inglaterra.