Grêmio vence o Cuiabá com estreia decisiva de Braithwaite
Atacante dinamarquês marcou dois gols a favor e um contra, definindo o placar na Arena Pantanal.
Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá recebeu o Grêmio, neste sábado (10), na Arena Pantanal, em duelo direto na luta contra o rebaixamento na competição nacional. Com atuação decisiva de Braithwaite, que marcou dois dos três gols do time gaúcho, o Grêmio venceu por 3 a 1 e subiu na competição. Gustavo Nunes marcou o outro gol do tricolor e Braithwaite (contra) fez o do Cuiabá.
O começo do jogo foi marcado por muito estudo das duas partes e poucos lances de real perigo foram criados. A partida só começou mesmo a ficar aberta a partir dos dez minutos. A primeira oportunidade foi quando André Luis recebeu, dominou e chutou forte, mas acabou mandando pra fora. O primeiro gol do jogo quase saiu quando o goleiro Caíque errou o domínio de uma bola recuada e salvou em cima da linha na sequência.
O Grêmio só foi dar o seu primeiro chute aos 13, em finalização sem muita direção de Pepê. Quem levou perigo foi Evenilson, que recebeu na entrada de grande área e chutou. A bola desviou na defesa e foi pra fora. Até que aos 23, Edenilson tocou para Braithwaite, que finalizou na trave. No rebote, Gustavo Nunes mandou para o gol: Grêmio 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, o Cuiabá teve oportunidade para empatar quando Max finalizou após passe de Pitta, mas acabou pegando errado. Desta forma, o primeiro tempo terminou em vantagem do tricolor gaúcho.
Para a segunda etapa, Zé Guilherme foi a campo no lugar de Fábio, pela equipe do Grêmio. O Cuiabá não mexeu. Com seis minutos, Max teve a primeira chance e chutou de fora da área, mas a bola desviou na defesa e saiu. Logo depois, em cobrança de escanteio, a bola pegou em Braithwaite e entrou, gol contra do estreante: 1 a 1
O Cuiabá fez então duas mexidas: Lucas Fernandes e Derik Lacerda nos lugares de Fernando Sobral e André Luis. Aos 16, Derik teve a chance, finalizou com força e rasteiro, mas a bola parou em grande defesa de Caíque. Até que aos 18, Monsalve fez grande jogada pela esquerda, passou por três defensores e tocou para Braithwaite chutar de primeira e marcar: Grêmio 2 a 1.
Atrás do placar, o Cuiabá tentou reagir na sequência, quando Pitta recebeu cruzamento e cabeceou por cima. As duas equipes foram fazendo mudanças e buscando novidades, mas os lances de perigo foram ficando cada vez mais raros. Até que aos 40, Braithwaite cabeceou e Walter defendeu, mas, no rebote, o atacante dinamarquês mandou para a rede: Grêmio 3 a 1 e placar final.
O Grêmio volta a campo na próxima terça-feira (13), quando recebe o Fluminense no primeiro jogo das oitavas da Libertadores. A bola vai rolar às 19h (de Brasília). O Cuiabá, por sua vez, só vai jogar no dia 17 de agosto, quando joga fora de casa e enfrenta o Atlético-MG, pelo Brasileirão.