Aos 32 anos, ex-Real Madrid, Eden Hazard anuncia aposentadoria do futebol
O atacante belga Eden Hazard anunciou nesta terça-feira (10) aposentadoria do futebol. O jogador passou por Real Madrid, Chelsea e Lille
O atacante belga Eden Hazard anunciou nesta terça-feira (10) sua aposentadoria do futebol. Ex-Real Madrid e Chelsea, o jogador pendura as chuteiras de maneira precoce, aos 32 anos. Depois de uma passagem apagada pela equipe espanhola, ele estava sem clube desde junho, quando acabou seu contrato com o Real Madrid.
Leia a tradução da mensagem publicada por Hazard nas redes sociais:
- É preciso escutar a si mesmo e dizer basta no momento adequado. Depois de 16 anos e mais de 700 partidas jogadas, decidi pôr fim a minha carreira como jogador profissional.
Pude fazer meu sonho realidade. Joguei e me diverti em muitos campos do mundo inteiro.
Durante a minha carreira, tive a sorte de conhecer grandes dirigentes, treinadores e companheiros de equipe. Obrigado a todos por esses grandes momentos. Sentirei falta de todos.
Quero agradecer também aos clubes em que joguei: Lille, Chelsea e Real Madrid; e agradecer à Federação Belga e à minha seleção belga.
Um agradecimento especial à minha família, meus amigos, meus assessores e às pessoas que estiveram perto de mim nos momentos bons e ruins.
Finalmente, muito obrigado a vocês, meus fãs, que me acompanharam durante todos esses anos, e por seu apoio em todos os lugares onde joguei.
Hazard começou a carreira no Lille, da França, aos 16 anos. Seu grande destaque foi na temporada 2011/12, quando marcou 22 gols e deu 17 assistências, conduzindo o time ao título do Campeonato Francês e da Copa da França. Logo em seguida, assinou com o Chelsea, clube onde se estabeleceu como um dos melhores jogadores do mundo. O clube inglês pagou na época cerca de 35 milhões de Euros pelo jogador, que ao todo fez 194 jogos pelo time francês, com 50 gols marcados.
Logo na sua primeira temporada na Inglaterra ele fez 62 jogos, com 13 gols marcados e 19 assistências. Ao todo, foram mais de 350 jogos pelo Chelsea, com 110 gols feitos. Hazard foi duas vezes campeão da Premier League, além de levar uma Copa da Inglaterra. Ele também conquistou duas Europa League pelo Chelsea.
Em 2020, o Real Madrid desembolsou cerca de 115 milhões de Euros para contratar o jogador, mas que não teve sucesso na Espanha. Hazard sofreu com lesões e fez apenas 76 jogos, ao longo de quatro temporadas. O belga em nenhum ano conseguiu marcar mais de cinco gols pelo Real Madrid. Seus melhores números são na temporada 2020/21, quando fez 21 jogos, com quatro gols marcados e duas assistências.
Pela seleção belga, Hazard disputou 126 jogos, entre eles as Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022. Ele foi o capitão do time em 2018, quando a Bélgica eliminou o Brasil nas quartas de final e terminou a competição na terceira posição. Ele marcou 33 gols pela seleção belga.