Copa do Mundo de 2030 terá estreias na Argentina, Uruguai e Paraguai
Escolha da Conmebol homenageia os 100 anos de existência do torneio
As partidas inaugurais da Copa do Mundo de 2030 serão disputadas na Argentina, Uruguai e Paraguai. Nesta quarta-feira, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez anunciou a sede das estreias do Mundial que celebrará o centenário da competição.
"Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenario", escreveu Domínguez.
O país-sede oficial da competição ainda não foi confirmado pela Fifa, mas já se sabe que as primeiras partidas serão realizadas em solo sul-americano. Em 1930, o Uruguai recebeu a primeira edição de uma Copa do Mundo na história do futebol.
Creímos en Grande. El Mundial Centenario 2030 comienza donde todo se inició.
¡Uruguay, Argentina y Paraguay serán sedes de los partidos inaugurales del #MundialCentenario 🏆
— Alejandro Domínguez (@agdws) October 4, 2023
Uma candidatura conjunta de países da América do Sul para homenagear os 100 anos de existência do torneio já vinha sendo discutida e foi oficializada em 2022. Na época, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile entraram em acordo para sediar o Mundial de 2030, mas os chilenos acabaram ficando fora do anúncio feito pelo presidente da Conmebol.
Além do trio sul-americano, mais três nações europeias se candidataram oficialmente para receber a Copa do Mundo. Foram eles Espanha, Portugal e Ucrânia.