"Golpe Mundial": como imprensa internacional noticiou derrota inesperada da Argentina no Catar
Hermanos perderam da Arábia Saudita, por 2 a 1, em estreia na Copa do Mundo, e viram alvo de críticas
"Golpe Mundial". "Terrível desilusão". "Sonho transformado em pesadelo". Foi assim que veículos internacionais retrataram a derrota inesperada da Argentina em sua estreia na Copa do Mundo no Catar. Na manhã desta terça-feira, 22, os hermanos perderam por 2 a 1 para a Arábia Saudita, após 32 anos de vitórias em suas primeiras partidas nos Mundiais.
Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.
Confira algumas das principais manchetes de veículos esportivos:
Ole
O jornal argentino Ole destacou a derrota histórica com o título "Um golpe Mundial" e fez fortes críticas à seleção argentina. A matéria principal, publicada após o jogo, ressaltou a falta de reação, pressão e solidez defensiva da equipe.
“A Argentina perdeu muito mais do que uma partida contra a Arábia Saudita. Esqueceu os próprios princípios do futebol no vestiário e começou a Copa do Mundo da pior maneira”, escreveu Diego Macias, autor da matéria.
Outras chamadas ao longo da página também analisavam o resultado. Uma delas tinha como título "Messi, do sonho ao pesadelo".
L’Équipe
Já o jornal esportivo francês L'Équipe teve como manchete “Argentina cai de cima”. A matéria, com o título "Arábia Saudita causa sensação ao derrubar a Argentina", fala sobre a "terrível desilusão" vivida pela Seleção Argentina em cenário "improvável".
"Trinta e dois anos depois do terremoto vivido na Itália durante a partida de estreia contra Camarões (0 a 1), a Argentina experimentou uma nova bofetada terrível para sua entrada na competição. Na época, isso não a impediu de chegar à final (0 a 1 frente à Alemanha). O mais supersticioso dos torcedores argentinos se apegará a esse precedente. Os outros serão, inevitavelmente, atormentados pela preocupação", analisa o veículo.
Mundo Deportivo
"Pancada de Argentina e Messi pela Arábia Saudita", ressalta o veículo Mundo Deportivo, jornal esportivo de Barcelona, em sua manchete.
"Isso não pode ser verdade", começa o texto, escrito por Joaquín Laborde. "O sonho do Mundo, no primeiro passo, começa a se transformar em pesadelo", complementa, após criticar a falta de reação de Messi e a falta de "personalidade" dos outros jogadores.
Nas matérias relacionadas, em destaque abaixo da manchete, o assunto seguiu rendendo. Uma das notícias disse que Messi abaixou a cabeça e que, agora, o time também depende emocionalmente de sua liderança.
Marca
A manchete "Foguete histórico", do diário espanhol Marca, ficou acompanhada de um vídeo com resumo dos gols da disputa entre Argentina e Arábia Saudita.
Mas, nesta matéria, em comparação ao destaque dado pelos veículos internacionais citados, o portal não começou criticando o desempenho da Argentina, mas, sim, ressaltando a defesa da Arábia pelo resultado obtido.
"A Arábia corria rumo à glória enquanto Messi contemplava tanta vertigem errante . No momento é o que é", finalizou o texto, escrito por Alberto R. Barber.
AS
No também espanhol As, o resultado da seleção argentina foi posto como "derrapada mundial".
"A Argentina que veio para conquistar o título, a do pentacampeonato de Messi, aquela que quer levar seu capitão a um lugar onde nunca conseguiu, aquela que muitos consideram candidata, enfrentou um grande ruído em sua estreia. Um jogo para a história, um resultado para recordar. Um desastre que coloca Messi e seus companheiros em perigo. Incrível", escreveu Aritz Gabilondo.