Athletic Bilbao encerra jejum de 40 anos na Copa do Rei
Athletic Bilbao, um dos times mais tradicionais do país, conquistou o torneio nacional pela última vez na temporada 83/84
O dia 6 de abril de 2024 está marcado na história do Athletic Bilbao. Após empatar no tempo normal por 1 a 1 com o Mallorca, os Leões faturaram nos pênaltis a Copa do Rei.
Durante os 90 minutos do tempo normal, a equipe comandada por Ernesto Valverde foi superior e perdeu ótimas chances de liquidar a fatura. Nico Williams teve a bola do jogo, mas ao ficar cara a cara com o goleiro, chutou para fora.
Na prorrogação, o Athletic Bilbao diminuiu o seu ritmo. Mesmo assim, isso não impediu o time de controlar o duelo e assustar o adversário.
Quando a penalidade parecia uma realidade, Nico Williams, assim como no tempo normal, teve a chance de marcar. O atacante surgiu na pequena área, mas viu a sua finalização ser cortada pelo zagueiro.
Nas penalidades, 100% de aproveitamento. O Athletic converteu as quatro cobranças e contou com a falta de efetividade do Mallorca para levar a melhor por 4 a 2.
Festa do Athletic Bilbao
A conquista foi muito comemorada pelos jogadores e, principalmente os torcedores, que não sentiam o sabor da conquista desde a temporada 1984, ou seja, há 40 anos. Desde então, foram seis vices e o grito entalado na garganta.
Longe de habitar as disputas por títulos de La Liga ou marcar presença nos torneios continentais, o clube do país basco é um dos mais vencedores da Espanha. A taça desde sábado é a 24ª da sua história no torneio, fator que o coloca como o segundo maior campeão da Copa do Rei.
Europa League
Com o título assegurado, além de toda a festa da torcida no restante da temporada, o clube vai disputar a Europa League.
Por causa do torneio em seu calendário, o Athletic Bilbao terá mais orçamento para investir na estrutura da formação dos atletas e bonificar seus jogadores.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.