Bellingham decide, Real Madrid vence Barcelona de virada no El Clásico e assume a liderança da LaLiga
Barça sai na frente no começo do El Clásico com Gündogan, mas Real Madrid busca a virada com dois gols de Jude Bellingham
!HEY JUDE! O Real Madrid venceu o Barcelona de virada por 2 a 1 neste sábado (28) no Estádio Olímpico de Montjuïc, pelo El Clásico válido pela 11ª rodada da LaLiga 2023/24 (Campeonato Espanhol). O time catalão saiu na frente, com Gündogan, mas os visitantes foram buscar a virada com dois gols de Jude Bellingham, craque do jogo.
A vitória fez o Real Madrid assumir a liderança do campeonato; os merengues ultrapassaram o Girona, com 28 pontos. Por sua vez, o Barcelona perdeu sua invencibilidade na temporada e permanece na terceira posição, com 24 pontos.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
>!Eficiência! Na primeira vez que conseguiu atacar no jogo, o Barcelona abriu o placar com Gündogan, aos seis minutos de partida.
>!Na trave! 10 minutos depois, Kroos vacilou e a bola sobrou para o jovem Fermín López, que acertou um belo chute na trave.
>!Que perigo! Aos cinco minutos de segundo tempo, o Barça voltou a carimbar a trave com Iñigo Martínez. No rebote, Ronald Araújo soltou a canhota e o goleiro Kepa salvou o Real Madrid.
>!Iluminado! O Real Madrid melhorou no jogo e, aos 24 do segundo tempo, Jude Bellingham anotou um lindo gol de fora da área para deixar tudo igual.
!Decisivo! No fim da partida, quando o empate já parecia definitivo no placar, Bellingham aproveitou o erro de Modric e tocou na saída de Ter Stegen para dar a vitória ao Real Madrid.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Após um início agitado, o Barcelona se lançou ao ataque pela primeira vez e marcou logo de cara. A defesa do Real Madrid vacilou, a bola sobrou para Gündogan, que ganhou a dividida de Alaba e mandou para o fundo do gol, abrindo o placar para os culés.
À frente no marcador, o Barça continuou mordendo o rival. Aos 15 minutos, mais uma chance clara: Kroos cochilou, foi desarmado por Gavi e a bola sobrou para Fermín López, que soltou uma pancada, acertando a trave do goleiro Kepa.
E A SEGUNDA ETAPA?
Mesmo após o intervalo, o Barcelona continuou pressionando o rival. Aos cinco minutos do segundo tempo, mais uma chance perigosa para os catalaes: após escanteio, Iñigo Martínez acertou a bola na trave, e no rebote, Araújo finalizou para grande defesa de Kepa.
Aos poucos, o Real Madrid voltou a se impor, e conseguiu o empate com uma pintura. Aos 23 minutos, Vini Jr tentou o cruzamento, a zaga do Barça rebateu e a bola sobrou nos pés de Bellingham. O inglês mandou uma pancada de fora da área, sem chances para Ter Stegen, e deixou tudo igual no El Clásico.
Quando o empate parecia definitivo no placar, Bellingham apareceu mais uma vez para decidir o clássico. Aos 47 minutos, Carvajal cruzou, Modric errou o domínio e a bola sobrou para o camisa cinco, que tocou na saída do goleiro Ter Stegen e deu a vitória ao Real Madrid.
O QUE VEM POR AÍ?
O Barcelona volta a campo no próximo sábado (4), às 17h (de Brasília), contra a Real Sociedad, pela LaLiga. Por sua vez, o Real Madrid recebe o Rayo Vallecano no próximo domingo (5), às 17h (de Brasília), também pelo Campeonato Espanhol.
FICHA TÉCNICA
Barcelona 1 x 2 Real Madrid
LaLiga 2023/24 (Campeonato Espanhol)
11ª rodada
Data e horário: 28/10/2023, às 11h15 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Montjuïc, Barcelona (Espanha)
Árbitro: Jesús Gil Manzano
Assistentes: Ángel Nevado Rodríguez e Javier Martínez Nicolás
VAR: Cuadra Fernandez
Público: 50.112
Cartões amarelos: Fermín López e Ferran Torres (Barcelona); Dani Carvajal (Real Madrid)
Cartões vermelhos: -
Gols: Ilkay Gündogan, aos 6'/1T (Barcelona, 1-0); Jude Bellingham, aos 23'/2T (Real Madrid, 1-1) e aos 47'/2T (Real Madrid, 1-2)
BARCELONA (Técnico: Xavi)
Ter Stegen; Ronald Araújo, Christine e Iñigo Martínez; Balde, Gündogan, Gavi e Fermín López (Oriol Romeu, aos 27'/2T); Cancelo (Yamal, aos 32'/2T), Ferran Torres (Lewandowski, aos 16'/2T) e João Félix (Raphinha, aos 32'/2T).
REAL MADRID (Técnico: Carlo Ancelotti)
Kepa; Carvajal, Rüdiger, Alaba e Mendy (Camavinga, aos 7'/2T); Tchouameni, Valverde, Kroos (Modric), aos 18'/2T) e Bellingham; Rodrygo (Joselu, aos 18'/2T) e Vinicius Jr (Lucas Vázquez, aos 50'/2T).