Brasileiro marca para o Arsenal, que, fora de casa, empata com City
Haaland faz gol histórico, Gunners viram com tento de Gabriel Magalhães, mas cedem empate nos acréscimos. Citizens na liderança
No jogo mais esperado da rodada 5 da Premier League, Manchester City e Arsenal, dois dos maiores favoritos ao título da Premiere League 2024/25 se enfrentaram no Etihad Stadium, neste domingo (22/9). E os londrinos quase conseguiram resultado excepcional. Afinal, foram até a casa dos atuais tetracampeões (feito inédito na Inglaterra). Viram Haaland abrir o placar para os Citizens e atingir marca histórica. Contudo, ainda primeiro tempo, os Gunners viraram com o italiano Calafiori e o brasileiro Gabriel Magalhães. Na etapa final, o time da casa massacrou, mas só foi conseguir o empate com Stones, aos 52 da etapa final.
O Arsenal foi guerreiro. Afinal, desde o fim do primeiro tempo jogar com um a menos (Trossard expulso) e por pouco não venceu. Assim, vai aos 11 pontos, em quarto lugar. Caso vencesse, seria o líder. Já o City perde a campanha 100%, mas segue em primeiro lugar com 13 pontos. LIverpol e Aston Villa tem 12.
Recorde de Haaland
O Manchester City já tinha criado duas boas oportunidades quando, aos nove minutos, Savinho fez grande jogada pela direita, cortando para o meio e tocando para a entrada em velocidade de Haaland. Desmarcado, o norueguês entrou na área e bateu para fazer 1 a 0. Seu décimo gol na temporada e centésimo pelo Manchester City.
Ao chegar ao gol 100 em 104 jogos pelo City, Haaland quebrou um recorde europeu: tornou-se o jogador que mais rapidamente chegou aos 100 tentos por um clube, quebrando o recorde de Cristiano Ronaldo, que alcançou o centésimo tento quando completou 105 partidas com a camisa do Real Madrid.
Arsenal de virada
Contudo, o Arsenal não perdeu o foco e empatou aos 22. Martinelli começou a jogada pela esquerda e rolou para Calafiori. O chute foi no ângulo de Ederson. Mas o City era dominante. Tinha muito mais a bola (68%). Mas assustava pouco. E o Arsenal se mostrou letal. Aos 45, após escanteio da direita cobrado por Saka, Gabriel Magalhaes saiu da marcação de Walker e testou para virar o jogo para os visitantes.
Faltas feias
O primeiro tempo teve lances viris. Com cinco segundos, assim que a bola saiu, Havertz deu um encontrão em Rodri. Após dois minutos no chão recebendo cuidados, o apoiador voltou a campo. Porém, aos 21 minutos, após novo encontrão, desta vez de Timber, Rodri acabaria saindo lesionado para a entrada de Kovacic. E o Arsenal viu Trossard ser expulso nos acréscimos. Ele já tinha cartão amarelo quando entrou com força em Bernardo Silva e levou vermelho.
City pressiona e empata no fim
Como era de se esperar, o Manchester City foi para cima em busca do gol. Para se ter ideia, até os 40 da etapa final, enquanto o City deu 18 finalizações a gol, com Raya fechando o gol, o Arsenal não concluiu nenhuma. A posse, alguns momentos, chegou a ser de 80%. Mas o time da casa seguiu sem eficácia. Enquanto isso, o Arsenal, com boa postura defensiva, foi suportando a pressão e os muitos chuveirinhos. E quando a chance apareceu, num chute de Gvardiol, Raya voltou a fazer grande defesa.
Contudo, nos acréscimos, aos 52 minutos, saiu o empate. Grealish cobrou escanteio curto da esquerda, recebeu de volta e fez a jogada que gerou bate-rebate, a sobra final ficou com Stones que colocou na rede. Só teve tempo para um bate-boca entre Haaland e os Gabrieis Magalhães e Jesus. E fim de jogo.
Jogos da 5ª rodada do Campeonato Inglês
Sábado (21/9)
West Ham 0x3 Chelsea
Liverpool 3×0 Bournemouh
Fulham 3×1 Newcastle
Tottenham 3×1 Brentford
Aston Villa 3×1 Wolverhampton
Southampton 1×1 Ipswich
Leicester 1×1 Everton
Crystal Palace 0x0 Manchester United
Domingo (22/9)
Brighton 2×2 Nottingham Forest
Manchester City 2×2 Arsenal
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.