Brighton chega à lista final com três nomes para substituir Roberto De Zerbi
Graham Potter, Henrik Rydstrom e Fabian Hurzeler são os três nomes da lista final
Após a surpreendente saída de Roberto De Zerbi, ao final da última temporada, o Brighton procura o substituto do italiano. A equipe da Costa Sul da Inglaterra terminou a última Premier League na 11º colocação com 48 pontos. No entanto, antes do final da temporada, ela foi deixada em choque com a saída de seu ex-técnico, que segundo a imprensa inglesa deixou o clube por desacordo por conta do perfil de contrações.
Nos últimos anos, os Seagulls ganharam fama mundialmente por conta de seu grande trabalho de scout de jogadores e técnicos nos últimos anos. Na última temporada, a equipe bateu o recorde de lucro entre as equipes da Premier League, lucrando em 122.8 milhões de libras, sem contar com a venda de Moisés Caicedo para o Chelsea no início da última temporada.
Segundo a imprensa inglesa, a saída do técnico italiano se deu pelo fato dele querer que o clube contratasse jogadores que estivesse no auge de suas respectivas carreiras e não queria que o clube tivesse que desenvolver a maioria deles. Após não chegarem a um acordo sobre isso, o italiano, de 45 anos, optou por deixar as Gaivotas.
Nas últimas semanas, a imprensa inglesa noticiou que o clube estaria interessado na contratação do galês Steve Cooper, técnico responsável pela volta do Nottingham Forest para a Premier League e que também trabalho no Swansea e nas categorias de base da seleção inglesa, onde conquistou o Mundial Sub-17 no ano de 2017, treinado uma seleção que tinha jogadores que estam envolvidos com a seleção principal inglesa, como Jadon Sacho, Connor Gallagher e Marc Guehi. No entanto, esses rumores foram ditos como sendo fora de contexto.
No entanto, agora a equipe caminha para ter um novo técnico. Com o clube fazendo uma lista final com três nomes para assumir o time na próxima temporada de acordo com o jornalista Matt Law do jornal "The Telegraph". Segundo ele, os nomes que estão na lista são do ex-técnico da equipe, o inglês Graham Potter, o do atual técnico do St Pauli da Alemanha, Fabian Hürzeler, além do sueco Erik Rydström, que atualmente treina o Malmö.
De acordo com a publicação, os Seagulls estão determinados para seguir o tempo deles para fazerem a escolha certa do seu próximo comandante, tendo em vista que a principal escolha da equipe, o inglês naturalizado norte-irlãndes Kieran McKenna optou em renovar com o Ipswich Town.
Abaixo, conheça os três possíveis técnicos que podem assumir o Brighton na próxima temporada:
Graham Potter
Entre os outros dois candidatos, o nome de Graham Potter é o mais conhecido dentro do mercado, o inglês, de 49 anos, treinou o Brighton de 2019 até o meio de 2022. Potter foi responsável por estabilizar a equipe da Costa Sul na elite do futebol inglês e desenvolver jogadores que viriam a ser vendidos para times do Big Six, como Yves Bissouma, Alexis MacAllister, Moisés Caicedo e Ben White.
Antes de chegar aos Seagulls, Potter, um ex-lateral esquerdo que jogou por clubes como Birmingham City e Southampton, após se aposentar foi estudar, se formando em Ciências Sociais e fez um mestrado em em Liderança: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com foco no uso da inteligência emocional.
Em dezembro de 2010, assumiu a equipe do Östersund, que na época jogava na quarta divisão sueca, após isso em um espaço de cinco temporadas a equipe das montanhas suecas conseguiu o acesso para a primeira divisão do país.
Já na temporada 16/17, o Östersund, de Graham Potter venceu a Copa da Suécia após derrotar o Norrköping na final da competição. Isso fez com que a equipe garantisse vaga na segunda fase de qualificação da Europa League. Na competição continental, a equipe fez uma campanha espetacular, eliminando Galatasaray e PAOK para chegar na fase de grupos. Após isso passou em grupo difícil, eliminando o Hertha Berlin e classificando em segundo lugar, empatado com o líder Athletic Bilbao. Apesar disso, a equipe sueca acabou sendo eliminada para o Arsenal, de Arsene Wenger, mesmo assim, venceram os Gunners por 2 x 1, no Emirates, no jogo da volta.
Após isso, foi treinar o Swansea City, do país de Galês, onde teve a missão de rejuvenescer um elenco que tinha acabado de ser rebaixado e não fez grandes investimentos. Nessa temporada, a equipe do sul do País de Galês, mas que compete nas divisões inglesas montou uma equipe jovem que tinha um padrão de jogo, mas não foi para os playoffs da Championship daquele ano.
Após isso, Potter foi para o Brighton, onde fez seu nome para o mercado. Isso atraiu interesse do Chelsea, que pagou cerca de £21.5 milhões de libras em sua contratação, em 2022, mas foi demitido em abril de 2023 e está sem clube desde então. Recentemente, o inglês recusou proposta do Ajax.
Potter joga um futebol ofensivo, com táticas pouco convencionais e com ênfase na posse de bola. Suas formações variam entre esquemas com quatro defensores e esquemas com três zagueiros.
Fabian Hürzeler
Nascido nos Estado Unidos, o alemão Fabian Hürzeler, foi jogador tendo jogado na base do Bayern de Munique, mas não teve uma carreira de sucesso dentro das quatro linhas e se aposentou cedo e foi estudar para ser técnico.
Em 2016, assumiu o posto de jogador/assistente técnico, no FC Pipinsried, dois anos depois foi assistente técnico nas divisões de base da Alemanha nas categorias sub-18 e sub-20.
Após isso, virou técnico do FC Pipinsried três temporadas, após isso deixou o clube na temporada 18/19. Em 2020, virou assistente do St Pauli para trabalhar com o técnico Timo Schultz que trabalhou por dois anos. Em 2022, com a demissão do técnico após um começo ruim, assumiu como interino, após isso tirou a equipe de perto da zona de rebaixamento da Bundesliga 2 e levando para perto da zona de classificação para a Bundesliga, isso com apenas 29 anos.
Em abril de 2023, tirou sua licença UEFA PRO e um ano depois renovou seu contrato com o St Pauli, antes de se sagrar campeão da Bundesliga 2, na última rodada da competição e levar a equipe de Hamburgo de volta para a competição pela primeira vez desde a temporada 11/12.
O St Pauli de Fabian Hürzeler é um time ofensivo que joga em esquema 3-4-3, mas que durante momentos defensivos do jogo pode jogar em um 5-2-3 . No entanto, quando ataca sua equipe muda sua formação para ficar mais ofensiva podendo ficar com apenas dois zagueiros em alguns momentos quando ataca.
Henrik Rydström
Outro candidato da lista é o sueco Erik Rydström, de 47 anos, que é técnico do Malmö atualmente. O ex-meia atuou pelo Kalmar por 10 anos, fazendo mais de 500 partidas pelo clube que o revelou. Após isso passou por equipes pequenas do país até se aposentar em 2016.
Após isso, voltou ao Kalmar para treinar a base do clube e foi subindo dentro das categorias até virar assistente técnico do time principal do clube em 2017. Após isso, foi para o Sirius onde ficou apenas uma temporada e deixou a equipe no meio da tabela da Allsvenskan.
Após isso, retornou ao Kalmar, dessa vez como técnico, nesta oportunidade Rydström levou a equipe ao quarto lugar da competição com 51 pontos, e fazendo a equipe ter a segunda melhor defesa da competição tendo sofrido apenas 27 gols. Além disso, o Kalmar foi a primeira equipe fora das três posições de competições europeias, ficando na frente de times fortes do país com AIK, Malmö e Göteborg.
Na temporada seguinte, em dezembro de 2022, o Malmö, maior campeão da Allsvenskan, resolveu apostar no técnico e não se arrependeu. Após isso, a equipe venceu o campeonato ueco da última temporada e a Copa da Suécia.
Rydström estudou às ideias de Marcelo Bielsa, quando virou técnico do Kalmar, em 2021, lá implementou um futebol ofensivo no time, após isso também estudou sobre Guardiola, mas após isso conheceu conheceu às ideias de Fernando Diniz por meio dos artigos do escritor e técnico escocês, Jamie Hamilton. Ele estudou o estilo de jogo ofensivo do técnico do Fluminense.
No Malmö, Erik Rydström normalmente coloca sua equipe para jogar em um esquema 4-2-3-1, com uma estrutura de jogo fluida desenvolvida para sua equipe jogar.