Com Bruno Méndez, Uruguai goleia Nicarágua na estreia de Marcelo Bielsa
O experiente técnico Marcelo Bielsa estreou com o pé direito à frente da seleção do Uruguai. Na noite desta quarta-feira, a Celeste recebeu a Nicarágua, no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU), em partida amistosa e goleou por 4 a 1. Arezo, Zalazar (duas vezes) e Brian Rodríguez foram os autores dos gols sul-americanos, enquanto Luis Coronel descontou.
No entanto, o comandante de 67 anos, que realizou uma convocação inovadora ao preferir testar jovens jogadores, deixando medalhões de fora, optou por não relacionar o lateral esquerdo Piquerez, do Palmeiras, e colocou o defensor Bruno Méndez, do Coritnhians, em campo aos 40 minutos da etapa final.
Inclusive, além dos 11 titulares, Bielsa escolheu apenas cinco atletas para a lista de suplentes no confronto: Santiago Mele (goleiro), o zagueiro corintiano, Carballo (volante), do Grêmio, Rossi (atacante) e Thiago Borbas (atacante), do Red Bull Bragantino. Varela, do Flamengo, foi o único representante do futebol brasileiro escalado como titular. Viña, ex-Palmeiras e atualmente no Nottingham Forest-ING, foi o capitão do time.
Com isso, a Celeste entrou em campo para enfrentar a seleção nicaraguense da seguinte maneira: Israel; Varela (Bruno Méndez), Sebastián Cáceres, Viña e Olaza; Emiliano Martínez, Zalazar (Carballo) e Maxi Araújo (Rossi); Pellistri, Brian Rodríguez e Arezo (Thiago Borbas).
Atuando diante de sua torcida, que aplaudiu a presença da delegação sub-20, campeã do Mundial da categoria, os uruguaios precisaram de apenas sete minutos para marcar o primeiro gol do embate. Após tabela, Pellistri recebeu lançamento de Zalazar na ponta direita e cruzou de primeira. Na área, Arezo apareceu para escorar e abrir o placar.
Aos 36, após erro da Nicarágua em cobrança de falta, o Uruguai saiu em contra-ataque com Pellistri. O atacante do Manchester United avançou com a bola e, perto da área, acionou Zalazar, que ajeitou livre e bateu no canto esquerdo adversário para ampliar a vantagem.
Na volta do intervalo, Brian Rodriguez anotou o terceiro da Celeste, aos 11 minutos da etapa complementar. Zalazar carregou a bola e ajeitou de calcanhar para Emiliano Martínez, que, por sua vez, abriu com Brian Rodríguez na esquerda, para ele finalizar e balançar a rede. Aos 37, o próprio camisa 16 aproveitou entregada da defesa da Nicarágua para chutar de média distância, com força, e anotar o quarto tento.
Já nos acréscimos finais do jogo, aos 46 minutos, a Nicarágua diminuiu com Luis Coronel. Após cobrança de falta pela esquerda, o atacante sobiu livre dentro da área, cabeceou, acertou a trave direita, e ele ficou com o rebote para mandar para o fundo do gol.
Agora, o Uruguai de Marcelo Bielsa volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta Cuba, às 20h30 (de Brasília), novamente no Estádio Centenário. Por sua vez, a Nicarágua visita o Paraguai, no domingo, a partir das 11h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).
🇺🇾 ¡𝙂𝘼𝙉𝙊́ 𝙐𝙍𝙐𝙂𝙐𝘼𝙔!@Uruguay 4-1 Nicaragua
⚽ Matías Arezo
⚽️⚽️ Rodrigo Zalazar
⚽️ Brian Rodríguez
📌 Fecha FIFA
📺 https://t.co/l3PMoeWV5O#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/FOXNHGlFqg
— Selección Uruguaya (@Uruguay) June 15, 2023