Ederson é indicado para prêmio de melhor goleiro do mundo na Bola de Ouro 2023
O Brasil tem o seu primeiro indicado para os prêmios da Bola de Ouro 2023. O goleiro Ederson, do Manchester City, é um dos seis concorrentes ao Troféu Yashin, de melhor goleiro do mundo na última temporada.
Além dele, os demais nomes são: Mike Maignan, do Milan; Yassine Bono, ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal; André Onana, ex-Inter de Milão e hoje no Manchester United; Brice Samba, do Lens; Emiliano Martínez, do Aston Villa; Thibaut Courtois, do Real Madrid; Aaron Ramsdale, do Arsenal; Dominik Livakovic, ex-Dinamo Zagreb e hoje no Fenerbahçe; e Marc-André Ter Stegen, do Barcelona.
Titular absoluto do Manchester City, Ederson conquistou a tríplice coroa com o clube inglês na temporada passada. O goleiro sagrou-se campeão do Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões da Europa. Ao todo, foram 48 jogos disputados, com 34 vitórias, oito empates e seis derrotas, além de uma assistência. Ele sofreu 39 tentos.
Vencedor do prêmio em 2019, o compatriota Alisson não figura entre os indicados. O goleiro do Liverpool ficou na segunda colocação em 2022, enquanto o arqueiro do City foi o terceiro. Ederson nunca ganhou o Troféu Yashin.
Here is the first part of the 2023 Yachine Trophy nominees…
#trophéeyachine #ballondor pic.twitter.com/Dxw8GRkz8H
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) September 6, 2023
A cerimônia, que premiará também o melhor jogador e melhor jogadora do planeta em 2022/23, além do melhor atleta sub-21 — Troféu Kopa —, está prevista para acontecer no dia 30 de outubro (segunda-feira) deste ano.
Entre as 30 candidatas para o troféu feminino, a atacante Debinha é a única representante brasileira. Por sua vez, entre os homens, Vinicius Júnior é o nome do Brasil.