Athletic Bilbao vence Atlético de Madrid e encosta no G4 do Espanhol
Na manhã deste sábado, o Athletic Bilbao recebeu o Atlético de Madrid no Estadio San Mamés, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, e venceu por 2 a 0. Gorka Guruzeta e Nico Williams foram os autores dos gols da vitória dos mandantes.
Com os três pontos, o Bilbao alcançou a marca de sete jogos sem derrota, além de chegar aos 32 pontos e grudar no Barcelona, atual quarto colocado, com 34 somados.
Do outro lado, o Atlético de Madrid conheceu sua quarta derrota jogando fora de casa na competição. Sem somar pontos nesta rodada, ficou estacionado em terceiro, com 34, os mesmos do Barcelona que ainda tem seu jogo para cumprir.
Na rodada seguinte, o Athletic Bilbao recebe o Las Palmas, na próxima quarta-feira, às 17:30 (de Brasília), no Estádio San Mamés, pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. Já o Atlético de Madrid retorna ao Metropolitano para enfrentar o Getafe na próxima terça-feira, também pela 18ª rodada da competição. A partida está marcada para 17:30 (de Brasília).
Ver esta publicação no Instagram
O jogo
A primeira etapa começou movimentada, e logo aos cinco minutos, Gorka Guruzeta, após receber ótimo passe entre os zagueiros adversários, finalizou no canto direito para uma boa defesa de Oblak . Aos 12, os mandantes chegaram novamente com perigo, dessa vez com um chute de Inaki Williams na trave.
Aos 23 minutos, apesar da reclamação do jogadores do Atlético de Madrid por um toque na mão de Lekue Martínez dentro da área, o árbitro não se convenceu e mandou seguir.
Aos 35, Caglar Soyuncu chegou sem cautela, acertou o adversário dentro da área e cometeu a penalidade. Entretanto, na cobrança, Oihan Sancet, na tentativa de buscar o ângulo de Oblak, mandou por cima.
Ainda deu tempo do Bilbao perder outra grande oportunidade, já que aos 41 minutos, Nico Williams dominou para dentro da área e mandou na trave, a segunda da equipe no poste.
O segundo tempo começou novamente com os mandantes em cima, até que aos seis minutos, Gorka Guruzeta aproveitou o ótimo cruzamento de Ander Herrera e disparou um chute preciso para abrir o marcador.
Alguns minutos depois, aos 19, Nico Williams disparou em velocidade, entrou na área e soltou um bom chute no ângulo esquerdo dentro da área, vencendo o goleiro Oblak e abrindo 2 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Athletic Bilbao continuou em cima e quase fez o terceiro, novamente com Nico Williams após o jogador receber o passe de Inaki e mandar um chute raspando a trave direita do gol.
Com nove substituições e um cartão amarelo, o árbitro encerrou a segunda etapa.