Barcelona corre o risco de não disputar a próxima Champions League
Clube está próximo de conquistar o Campeonato Espanhol
Próximo de conquistar o título do Campeonato Espanhol, o Barcelona corre o risco de não disputar a próxima Champions League. Imerso no "Caso Negreira", o clube catalão é alvo de investigação sobre supostos pagamentos ao ex-vice da comissão de arbitragem da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) em troca de favorecimentos em jogos.
De acordo com o artigo 4.02 do Regulamento da Champions League, um "clube que, direta ou indiretamente, esteve envolvido em qualquer atividade destinada a organizar ou influenciar no resultado de uma partida em nível nacional ou internacional, a Uefa irá declarar tal clube inelegível para participar da competição".
Após o fim da temporada, a decisão sobre a participação ou não do Barcelona na próxima edição da Champions League deve caber ao Comitê de Apelação da Uefa. Caso o clube catalão seja sancionado, o Barça tem a opção de recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) como a última alternativa da justiça desportiva.
Na manhã desta quinta-feira, a Uefa abriu uma investigação contra o Barcelona por conta da polêmica com José María Enríquez Negreira. Além da entidade máxima do futebol europeu, a RFEF e o corpo jurídico da La Liga também abriram uma inspeção sobre o caso há algumas semanas em busca de esclarecimentos.