Brasileiro do Barcelona é multado por mostrar mensagem de apoio ao RS após gol
Na Europa desde 2016, Raphinha nasceu na cidade de Porto Alegre
O jogador Raphinha, do Barcelona, foi multado em 601 euros (R$ 3,3 mil, aproximadamente), nesta terça-feira, 14, pelo Comitê de Disciplina da Federação Espanhola, por ter levantado a camisa e mostrado uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul durante a comemoração do segundo gol da vitória blaugrana sobre a Real Sociedad.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após balançar a rede no Estádio Olímpico Lluís Companys, o atacante brasileiro exibiu a frase "Pray for RS” (Ore pelo Rio Grande do Sul, em tradução livre). A regata usada pelo atleta também mostrou a bandeira do Estado, que vive cenário catastrófico depois de ser atingido por temporais nas últimas semanas.
O Barcelona, por sua vez, terá que desembolsar a quantia de 350 euros (R$ 1,9 mil, aproximadamente) como punição. Além das multas, Raphinha imediatamente foi advertido com cartão amarelo.
Embora viva na Europa desde 2016, o atacante de 27 anos tem raízes no Rio Grande do Sul. O jogador nasceu e passou a infância e parte da adolescência na cidade de Porto Alegre, antes de se aventurar em categorias de base pelo Brasil.
A punição corresponde ao artigo 96 do Código Disciplinar espanhol. O texto diz que “o jogador que, por ter marcado um gol ou qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e mostre qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o conteúdo ou finalidade, será sancionado, com multa de até 3 mil euros e repreensão”.