Com um a mais, Benfica vira sobre o Sporting nos acréscimos e assume liderança do Português
O Benfica assumiu a liderança do Campeonato Português com uma vitória emocionante no clássico contra o Sporting neste domingo, pela 11ª rodada. No Estádio da Luz, os donos da casa perdiam até os 49 minutos do segundo tempo, mas conseguiram marcar duas vezes para vencer por 2 a 1.
Com a virada, o Benfica chegou a 28 pontos, mesma pontuação que o Sporting. Por ter um saldo de gols maior, a equipe virou líder da competição. Seu próximo desafio será pela quarta rodada da Taça de Portugal, no dia 25, contra um adversário ainda não definido.
O Sporting, que sofreu sua primeira derrota nesta temporada do Português, seguiu com 28 e terminou na segunda colocação. O Leão volta a campo no dia 26, para enfrentar o Dumiense pela quarta rodada da Taça de Portugal.
🦅 𝟑 𝐏𝐎𝐈𝐍𝐓𝐒!!!#SLBSCP • #LigaPortugal • #Emirates pic.twitter.com/ayZNiASbhC
— SL Benfica (@slbenfica_en) November 12, 2023
O jogo
O Benfica teve uma grande oportunidade para sair na frente aos 39 minutos do primeiro tempo. Di María foi lançado nas costas da defesa e saiu na cara do gol de Adán. O craque argentino esperou a saída do goleiro para bater colocado no canto esquerdo, porém carimbou o pé da trave.
Pouco depois, aos 45 minutos, o Sporting inaugurou o marcador. Marcus Edwards, em jogada pela direita, serviu para Gyokeres na entrada da área. O sueco soltou uma bomba no canto direito. Adán não teve chances de defender, 1 a 0 para os visitantes.
No início do segundo tempo, o zagueiro Gonçalo Inácio tentou cortar um passe em seu campo de defesa, mas acertou Rafa, que passava em velocidade. O juiz deixou a jogada seguir, porém aplicou o segundo amarelo ao jogador do Sporting assim que a bola saiu. Com isso, os visitantes ficaram com um jogador a menos.
A vitória do Sporting parecia encaminhada. Aos 49 minutos, porém, o Benfica conseguiu empatar. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e parou no pé de João Neves, que dominou e acertou um belo voleio no canto esquerdo. No apagar das luzes, aos 52, o atacante Casper Tengstedt recebeu um cruzamento rasteiro e finalizou à queima-roupa, 2 a 1 para os mandantes.