Vexame na Alemanha: Borussia Dortmund empata com Mainz em casa e perde título da Bundesliga na última rodada
Aurinegros foram ultrapassados pelo Bayern de Munique na jornada final
O Borussia Dortmund empatou com o Mainz 05 por 2 a 2 pela última rodada da Bundesliga e viu o Bayern de Munique ser campeão alemão pela 11ª vez seguida. Em pleno Signal Iduna Park, Hanche-Olsen e Onisiwo balançaram as redes ainda no primeiro tempo e jogaram um balde de água fria na festa planejada pelos aurinegros. Raphaël Guerreiro chegou a diminuir o placar, e Süle empatou no último lance, mas não foi suficiente para a conquista do troféu.
Com o empate, o Dortmund foi a 71 pontos e caiu para a segunda colocação, já que o Bayern bateu o Colônia fora de casa e também alcançou os 71 pontos, mas tem um saldo de 15 gols a mais. Já o Mainz foi a 46 e termina a temporada na nona posição do Campeonato Alemão.
SURPRESA EM WESTFALEN
A primeira oportunidade perigosa saiu aos três minutos, com Malen, que girou no meio de dois jogadores e bateu de perna esquerda, mas não pegou em cheio e acabou finalizando na rede pelo lado de fora. Em escanteio quatro minutos depois, foi a vez de Niklas Süle aparecer na segunda trave e acertar um voleio, para boa defesa do goleiro Dahmen. Porém, foi o Mainz quem deu o primeiro passo na partida. Aos 14, em escanteio pelo lado esquerdo, Edimilson Fernandes levantou na primeira trave e o zagueiro Hanche-Olsen apareceu livre para cabecear baixo, surpreendendo o goleiro Kobel e calando o Signal Iduna Park.
CHANCE DE OURO
Praticamente no lance seguinte, o Borussia mostrou que estava vivo. Em jogada pelo lado direito, Wölf achou Raphaël Guerreiro dentro da área, que foi derrubado por Kohr. O VAR recomendou a revisão para o árbitro Marco Fritz e o pênalti foi marcado. O artilheiro Haller foi para a cobrança e bateu do lado direito, mas Dahmen conseguiu defender e evitar o empate. Logo depois, Guerreiro novamente seria tocado dentro da área, mas Marco Fritz não interpretou como jogada faltosa.
CONTRAGOLPE
Aos 23, o Mainz aumentou a vantagem. Aarón Martin fez jogada pelo lado esquerdo e serviu Jae-Sung Lee no corredor. O coreano levantou na área e Onisiwo subiu sozinhpo para testar no contrapé de Kobel, que não conseguiu evitar o gol. Já na segunda etapa, o centroavante quase ampliou. Em contra-ataque, com campo aberto, Onisiwo conduziu e bateu forte, de perna direita, mas acertou a trave do goleiro Kobel.
DE VOLTA AO JOGO
Aos 13, Haller desperdiçou grande chance após cruzamento e errou o tempo de bola, acertando com o calcanhar e finalizando para fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Malen desperdiçar grande chance ao pegar sobra dentro da área, batendo à direita do gol. Aos 23 minutos, Giovanni Reyna fez boa jogada pelo lado esquerdo e deixou com Raphaël Guerreiro. O português devolveu, recebeu de volta e bateu de perna direita, firme. A bola tocou na trave e morreu no fundo da rede, com requintes de crueldade. O Signal Iduna Park celebrou o gol de Guerreiro e logo depois o gol de Ljubicic pelo Colônia e voltou a se animar. Porém, com o gol de Musiala, o Dortmund perdeu chances de marcar com Reus e Hummels e viu a Bundesliga escapar entre os dedos novamente. Niklas Süle ainda empataria o jogo com um lindo gol de perna esquerda, após limpar a marcação, mas já não havia mais tempo para uma virada histórica. Pontos iguais, saldos diferentes e um final melancólico para os aurinegros.