Conheça Simone Inzaghi, a mente por trás do sucesso da Inter de Milão na Champions
A Inter de Milão se mostrou como uma das sensações da edição atual da Champions League. O clube italiano chegou à sua sexta final de Liga dos Campeões em sua história após se classificar na segunda posição do Grupo C, atrás do Bayern, e bater Porto, Benfica e Milan na fase mata-mata.
O comandante da equipe, Simone Inzaghi, é um treinador que está apenas em seu segundo clube como técnico principal. O italiano começou a carreira na base da Lazio, em 2010, e chegou ao elenco principal em 2016 como interino, mas logo foi efetivado e seguiu na equipe até 2021, quando foi contratado pela Inter de Milão. O contrato atual de Inzaghi é válido até junho de 2024.
Apesar do forte desempenho na Champions, Inzaghi teve uma campanha de altos e baixos durante boa parte da temporada. A Internazionale não impressionou no começo do Campeonato Italiano e o comandante de 47 anos foi contestado e até balançou no cargo. Após uma sequência de quatro derrotas em oito jogos na Série A, o que gerou incertezas em relação ao projeto do comandante, duas vitórias contra o Barcelona na Champions League deram tranquilidade para Inzaghi trabalhar e focar nas copas.
O italiano ficou marcado nesta temporada pelo sucesso da Inter em copas. Além da final da Liga dos Campeões, o clube de Milão teve campanhas expressivas nas taças nacionais e foi campeão da Supercopa da Itália, sobre o Milan, e da Copa da Itália, diante da Fiorentina.
Caso conduza sua equipe à vitória na final da Champions League neste sábado, às 16 horas (de Brasília), contra o Manchester City, Inzaghi conquistará seu primeiro título continental da carreira como treinador e seu oitavo troféu no profissional.
Até agora, o técnico italiano tem quatro conquistas da Supercopa da Itália - duas com a Lazio (2018 e 2020) e duas com a Inter (2022 e 2023) - e três conquistas da Copa da Itália - uma com a Lazio (2019) e duas com a Internazionale (2022 e 2023).
Imagem: AFP