Diretor do Tottenham é condenado pela Fifa e terá que cumprir suspensão por 30 meses
O Tottenham ganhou um desfalque nesta quarta-feira, só que longe dos gramados desta vez. O diretor esportivo do clube, Fabio Paratici, terá que se afastar do cargo por conta de uma condenação de fraude contábil na sua antiga equipe, a Juventus.
O time italiano sofreu uma punição e teve 15 pontos retirados no campeonato nacional em janeiro, após investigações apontarem irregularidades nas contratações de jogadores. Na época, Paratici e outros dirigentes da Juventus também foram julgados e impedidos de atuarem no futebol local por 30 meses.
Agora, de acordo com o jornal The Guardian, a Fifa ampliou essa condenação para uma escala global. Com isso, Paratici não poderá continuar exercendo sua função no Tottenham, onde estava desde quando deixou a Itália.
"A Fifa pode confirmar que, após um pedido da Federação Italiana de Futebol (FIGC), o presidente do comitê disciplinar da Fifa decidiu estender as sanções impostas pela FIGC a vários dirigentes do futebol para que tenham efeito mundial", explicou a entidade em comunicado.
FIFA statement on Fabio Paratici 🚨⚪️
"Following a request by Italian FA, the disciplinary committee has decided to extend sanctions imposed on several football officials to have worldwide effect".
Appeal will be crucial to understand Tottenham director's future. #THFC pic.twitter.com/nEaJ5c56QD
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) March 29, 2023
O banimento do diretor esportivo acontece pouco depois do clube inglês anunciar a demissão do técnico Antonio Conte. Em busca de um novo comandante para a próxima temporada, o Tottenham atualmente ocupa a quarta posição na Premier League, com 49 pontos em 28 partidas.