Juventus demite técnico Thiago Motta; Croata assume a vaga
Brasileiro naturalizado Italiano e ex-Azzura cai em menos de uma temporada, após resultados ruins; em seu lugar entra Igor Tudor
A Juventus anunciou neste domingo, 23, que o brasileiro-italiano Thiago Motta não é mais o treinador da equipe. O motivo foram as atuações muito abaixo do esperado da equipe. Para o seu lugar, entra o croata Igor Tudor, velho conhecido, já que foi auxiliar técnico em 2020 e 2021.
Thiago Motta na Juventus
Paulista de São Bernardo do Campo, Thiago Motta, que atuava como apoiador quando jogador. Teve passagens por grandes clubes, como Barcelona, Atlético de Madrid, Inter de Milão e PSG. Além disso, naturalizou-se italiano e defendeu a seleção da Itália de 2011 a 2018. Ex-jogador da seleção italiana, Motta teve uma temporada muito boa na temporada passada. Assim, levou o Bologna à Champions. No entanto, desde que assumiu a Juventus e implantou uma série de mudanças, como a saída de Danilo (atualmente no Flamengo) - era o capitão e mal jogava sob seu comando - as coisas não ocorreram como esperado.
Motta deixa a Juve somando 18 vitórias, 17 empates e 7 derrotas. Além disso, o time teve eliminações precoces na Champions (nas oitavas de final para o PSV) e na Copa da Itália (para o Empoli, time da zona de rebaixamento). No Campeonato Italiano, deixa a Juventus na 5ª colocação.Mas seus dois últimos jogos foram catastróficos: uma goleada em casa para a Atalanta, por 4 a 0, e uma derrota acachapante para a Fiorentina, fora de casa, por 3 a 0.
Quem é Igor Tudor
Além de trabalhar como auxiliar técnico por uma temporada, Igor Tudor, como zagueiro, defendeu a Juventus como jogador de 1998 a 2007 e a sua seleção entre 1997 e 2006. Se aposentou em 2006 e passou, como técnico, por Galatasaray, Olympique de Marselha e Lazio, entre outros. Mas estava sem time desde que deixou a Lazio na temporada 2023/24.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.