Juventus é punida com a perda de 10 pontos no Campeonato Italiano e pode ficar de fora da próxima edição da Champions League
Em nota, clube afirmou que vai pedir recurso ao Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano
Péssima notícia para a Juventus. O clube foi punido em definitivo pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) com a perda de 10 pontos no Campeonato Italiano por conta das acusações de irregularidades financeiras.
Anteriormente, a punição havia sido de 15 pontos, mas em abril deste ano, a Juventus pediu recurso e recuperou a pontuação perdida. Inicialmente, Giuseppe Chiné, chefe da Procuradoria do Ministério Público da Itália, havia pedido a sanção de dois pontos e depois passou a pedir por 11, incluindo o afastamento de oito meses dos antigos diretores do clube.
A Corte Italiana absolveu os diretos Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano das acusações atribuídas.
Em nota, a Juventus afirmou que tomou ciência do resultado final do julgamento e vai avaliar mais um pedido de recurso ao Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano (CONI).
CONFIRA A NOTA OFICIAL:
A Juventus Football Club toma nota do que foi decidido há pouco pelo Tribunal de Justiça da FIGC e se reserva o direito de ler as razões para avaliar um possível recurso ao Conselho de Garantias do CONI. O que foi estabelecido pela quinta instância de julgamento nesta matéria, iniciada há mais de um ano, desperta grande amargura no clube e em seus milhões de torcedores que, na ausência de regras claras, se veem extremamente penalizados com a aplicação de sanções que parecem ter em conta o princípio da proporcionalidade.
Sem descurar a necessidade de celeridade, a que a Juventus nunca se esquivou durante o processo, sublinha-se que se trata de factos que ainda terão de ser julgados pelo juiz natural.
Com a perda de 10 pontos, a Juventus deixa a segunda colocação do campeonato, sai do G4, figura a sétima posição com 59 pontos e corre risco de ficar de fora da próxima edição da Champions League.
Juventus Football Club prende atto di quanto deciso poco fa dalla Corte d'Appello della FIGC e si riserva di leggere le motivazioni per valutare un eventuale ricorso al Collegio di Garanzia presso il CONI. Quanto statuito dal quinto grado di giudizio in questa vicenda, iniziata…— JuventusFC (@juventusfc) May 22, 2023