Com gol histórico de Harry Kane, Tottenham vence Manchester City pela Premier League
Brasileiro Emerson Royal também é destaque na vitória dos Spurs; City perde chance de se aproximar da liderança
Vitória pesada! O Tottenham venceu o Manchester City por 1 a 0, neste domingo, no Tottenham Hotspur Stadium, com gol de Harry Kane, em jogo que valeu pela 22ª rodada da Premier League 2022/23.
Com o resultado, os Spurs chegam aos 39 pontos, se mantêm na 5ª posição na tabela de classificação e miram o G-4 da competição. Por outro lado, o City perdeu a chance de colar no líder Arsenal e reduzir a vantagem dos Gunners. O time de Pep Guardiola segue na vice-liderança, com 45 pontos.
MARCA HISTÓRICA
O Tottenham abriu o placar com Harry Kane. O camisa 10 aproveitou a sobra de dividida dentro da área do City e bateu de pé direito, chegando ao seu 200º gol na Premier League e ao seu 267º pelo clube, tornando-se o maior artilheiro da história do Tottenham.
PRESSÃO
Após o gol sofrido, os comandados de Pep Guardiola tentaram subir suas linhas para buscar o gol. Mas poucas chances apareceram, graças à boa marcação dos Spurs. Grealish tentou finalizar, mas mandou para fora. Posteriormente, foi a vez de Rodri emendar chute de fora da área, mas o goleiro Lloris defendeu sem dificuldades.
QUASE O EMPATE
No final do primeiro tempo, o Manchester City intensificou a pressão sobre os donos da casa. Aos 44, Mahrez recebeu dentro da área pela direita, cortou para a esquerda e finalizou forte no travessão, quase chegando ao empate em Londres.
CONTRAGOLPE PERIGOSO
Após o intervalo, o City seguiu na pressão e dava espaços para o Tottenham. Aos 20 minutos do segundo tempo, Son carregou pelo meio em arrancada, acionou a passagem de Perisic na esquerda, que cruzou para Harry Kane, mas o artilheiro não alcançou.
Dez minutos depois, os Spurs repetiram a dose em mais uma jogada de velocidade com Son. O sul-coreano tocou para Kane, que cruzou para Hojbjerg, mas o dinamarquês finalizou para fora. Apesar da bola ser do Manchester City, o Tottenham era quem levava mais perigo na etapa complementar em Londres.
CHUVEIRO E VITÓRIA SELADA
Aos 42, Cuti Romero, que já tinha amarelo, fez nova falta para cartão e foi expulso de campo pelo árbitro. Com um homem a menos, o Tottenham baixou ainda mais as suas linhas e foi eficaz na marcação até o último minuto, garantindo mais uma vitória sobre o City dentro do Tottenham Hotspur Stadium, mantendo a escrita. São cinco vitórias dos Spurs sobre os Citizens em cinco jogos, e o time de Manchester nem sequer marcou no novo estádio do rival desde a inauguração, em 2019.
UM LEÃO
O grande destaque da partida foi o brasileiro Emerson Royal, que teve uma atuação defensiva praticamente impecável. Jogando de ala, o camisa 12 foi fundamental nos duelos individuais e na combatividade.
AGENDA
O Tottenham volta a campo no próximo sábado para encarar o Leicester, às 12h (de Brasília), fora de casa, em jogo válido pela 23ª rodada da Premier League. Por sua vez, o Manchester City recebe o Aston Villa no próximo domingo, às 13h30 (de Brasília).