Manchester United na Champions: Confira os segredos por trás do retorno dos Red Devils à competição
Maior campeão da Inglaterra, o Manchester United terminou a última Premier League fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões e não disputou a competição nesta temporada. Com mudanças de comando e postura, os Red Devils retornaram à Champions.
Solidez defensiva
A comparação entre a atual temporada e a passada mostra a evolução defensiva da equipe. Em 2021/22, o Manchester United sofreu 57 gols no Campeonato Inglês e não sofreu gols em oito partidas. Já em 2022/23, os Red Devils foram vazados 42 vezes e o goleiro David De Gea garantiu 17 "clean sheets".
Nas 38 rodadas da Premier League anterior, o time somou 58 pontos ao conquistar 16 vitórias. Além disso, o United terminou com um saldo de gols zerado, ou seja, marcou 57 gols e levou 57. Neste atual Campeonato Inglês, a equipe vermelha de Manchester ocupa a terceira colocação após 37 jogos, com 72 pontos, 22 vitórias e um saldo positivo de 14 gols.
Troca de comando
A evolução dos números também foi acompanhada da melhora do desempenho. Uma das razões foi a troca de treinador. O alemão Ralf Rangnick deixou o Manchester United ao final da última temporada e a diretoria escolheu o holandês Erik Ten Hag para a vaga.
"Conheço a história deste grande clube e a paixão dos torcedores, e estou absolutamente determinado a desenvolver uma equipe capaz de entregar o sucesso que merece", declarou o novo comandante em seu anúncio.
Após temporadas de sucesso no Ajax, Ten Hag chegou ao Old Traford com o objetivo de mudar a cultura do vestiário e implementar seu estilo de jogo. A postura do novo treinador entrou em choque com uma das lideranças do elenco, o astro Cristiano Ronaldo.