Ligue 1 recomeça com 12 brasileiros em campo e brilho de Vanderson, ex-Grêmio
A Ligue 1 2023/24 deu o pontapé inicial neste fim de semana e 12 brasileiros estiveram em campo. Desses 12 atletas, porém, apenas sete jogaram a partida inteira.
O grande destaque do Brasil nesta primeira rodada do Campeonato Francês foi o lateral-direito Vanderson, ex-Grêmio, que hoje atua como ala no sistema de três zagueiros do Monaco, treinado pelo técnico Adolf Hütter. O jogador marcou um gol e deu uma assistência na vitória da equipe sobre o Clermont, por 4 a 2.
Apenas uma cara nova apareceu entre os sete brasileiros que jogaram os 90 minutos na Ligue 1: trata-se do lateral-esquerdo Renan Lodi, ex-Athletico-PR, contratado junto ao Atlético de Madrid, da Espanha.
𝘜𝘯𝘦-𝘥𝘦𝘶𝘹 🇧🇷🇯🇵
2️⃣-4️⃣ #CF63ASM pic.twitter.com/XRC1fO9kS9
— AS Monaco 🇲🇨 (@AS_Monaco) August 14, 2023
A lateral-esquerda, inclusive, é a posição que mais concentra brasileiros nas equipes francesas. Jogadores como Neto Borges (Clermont), Ismaily (Lille), Renan Lodi (Marseille), Caio Henrique (Monaco) e Henrique Silva (Lyon) fazem parte das linhas defensivas de seus respectivos clube pelo lado esquerdo.
As outras posições que acumulam mais brasileiros são a zaga e o ataque, ambas com três atletas cada. Logo atrás, aparece a lateral-direita, com dois, e a volância e o meio-campo, com um brasileiro em cada área.
Além disso, na primeira rodada do torneio francês, dois brasileiros se enfrentaram, mesmo que por pouco tempo. O meia-atacante Jeffinho, do Lyon, e o atacante Ângelo, recém-chegado ao Strasbourg, duelaram por pouco mais de dez minutos. A vitória foi da equipe do ex-Santos, por 2 a 1.
Confira a tabela de jogos da segunda rodada da Ligue 1
- Metz x Olympique de Marselha
- Lyon x Montpellier
- Toulouse x PSG
- Lille x Nantes
- Le Havre x Brest
- Lorient x Nice
- Reims x Clermont
- Monaco x Strasbourg
- Lens x Rennes