Após seis meses de críticas, Douglas é elogiado na Espanha
Foram meses de espera, mas chegou a hora. Após um semestre no futebol europeu, Douglas finalmente pode usufruir dos primeiros elogios da imprensa espanhola, na última quinta, após contribuir para a vitória do Barcelona sobre o Elche, por 4 a 0, com uma assistência para o gol do também brasileiro Adriano. Depois de passar grande parte do tempo encostado, parece que Douglas pode ganhar um voto de confiança da comissão técnica azul-grená.
Negociado com o São Paulo em agosto de 2014, o lateral chegou ao Camp Nou como alternativa a Daniel Alves, que vinha sendo especulado no futebol inglês. Porém, não agradou Luis Enrique em sua primeira participação e, a partir de uma lesão muscular, ficou encostado no elenco, sendo preterido até mesmo pelo zagueiro Bartra, que chegou a atuar de forma improvisada na lateral direita.
Contudo, Douglas voltou a ser relacionado para o jogo de volta contra o Elche, pela Copa do Rei, após um elástico placar de 5 a 0 a favor no jogo de ida. O brasileiro entrou no segundo tempo e teve tempo de dar bela assistência para Adriano marcar o gol que sacramentou vitória por 4 a 0, selando a classificação do Barça para as quartas de final do torneio, quando enfrentará o Atlético de Madri.
Jornal com sede em Barcelona, o Mundo Deportivo interpretou a boa participação do camisa 16 como uma injeção de moral. "Ainda que reserva, quem aproveitou seus minutos foi Douglas. O brasileiro entrou com o placar em 3 a 0, se lançou ao ataque e deu uma grande assistência para Adriano fechar o marcador. É bem possível que a assistência seja uma injeção de moral para Douglas ganhar ainda mais confiança", destacou a publicação. O jornal Sport, outra publicação da Catalunha, deu nota 6 a Douglas, sendo que a maior nota do elenco do Barça foi 7 no jogo contra o Elche.