Diakhaby, do Valencia, se recusa a tirar foto para campanha antirracista da La Liga
O zagueiro Mouctar Diakhaby, do Valencia, se recusou a participar da foto unindo os dois elencos para a campanha antirracista da La Liga antes do duelo contra o Mallorca, nesta quinta-feira. O atleta francês de descendência guineense foi visto andando atrás dos jogadores que posavam para a foto.
A campanha "Racistas, fora do futebol" é feita pelo Conselho Superior Desportivo da Espanha, em parceria com a La Liga e a Federação Espanhol de Futebol (RFEF).
Valencia's Mouctar Diakhaby refused to stand behind LaLiga's new anti-racism banner that reads "Racists, get out of football", before their match this evening.
Diakhaby suffered alleged racist abuse in a match against Cádiz back in 2021, but no action was taken. pic.twitter.com/VGT7GXXwvZ
— ESPN FC (@ESPNFC) May 25, 2023
Mouctar Diakhaby já passou por situação semelhante a de Vinícius Jr. em 2021, quando denunciou ter ouvido ofensas racistas durante partida contra o Cádiz. O caso não teve punições ou consequências por falta de provas.
Após o episódio ocorrido com Vinícius Jr. no último domingo em partida contra o Valencia, Diakhaby prestou solidariedade ao brasileiro em suas redes sociais e cobrou punições aos racistas.
"Apoio Vinícius contra os insultos racistas que recebeu de alguns torcedores. E espero que meu clube faça tudo o que for necessário para punir fortemente quem cometeu esses atos. Não dizer nada é ser cúmplice", publicou o zagueiro.