Fã de Rivaldo e comparada a Iniesta, conheça a estrela do Barça feminino
O Barcelona aposta em Neymar e Lionel Messi para retomar seu domínio no futebol europeu. Já no time feminino, o clube catalão também conta com sua estrela e aposta em seu talento para repetir o sucesso masculino. Comparada com Andrés Iniesta, a meia-atacante Alexia Putellas é o principal nome jovem do futebol feminino espanhol e segue a história de outros destaques do Barça.
Assim como Messi, Iniesta ou Xavi Hernández, Putellas esbanja talento e passou pela base do clube catalão. A jovem de 19 anos, entretanto, já passou também por Espanyol e Levante, para então retornar ao time azul-grená e iniciar uma trajetória promissora. Um de seus ídolos é um brasileiro: o meia Rivaldo.
Além de bela, Putellas ficou notória por sua técnica. Em 16 de junho, a meia-atacante ganhou destaque internacional por conta de gol antológico na final da Copa da Rainha, que o Barcelona venceu com placar de 4 a 0 sobre o Prainsa Zaragoza. A jovem estrela deu drible espetacular sobre a marcação, deixou a goleira adversária para trás e empurrou para o fundo das redes.
Em entrevista ao AS, a jogadora comemorou o gol e destacou que o feito ajuda a aumentar a repercussão positiva do futebol feminino. "Estou ciente de que se esse gol tivesse sido marcado por qualquer jogador do Espanhol teria mais visibilidade, mas estou feliz com o tratamento que recebi", disse a jovem.
O Barcelona já começa a dominar o futebol feminino na Espanha. Na última temporada, conquistou o Espanhol, a Copa da Rainha e a Copa da Catalunha. Já na Europa a situação é diferente. Na última Liga dos Campeões, o Barça caiu na fase eliminatória para o Arsenal, que conseguiu duas expressivas vitórias: 3 a 0 e 4 a 0.
Mas nem só de Barcelona vive Putellas. A jogadora tornou-se presença constante nas convocações da Espanha e tem em seu currículo dois títulos de Europeus Sub-17, obtidos em 2010 e 2011. Na Eurocopa de 2013, ela fez um gol e foi titular na derrota para a Dinamarca nas quartas de final. A seleção espanhola quer mais e o futuro passa pelos pés de Putellas.