Ministro: Espanha não medirá esforços para evitar greve
O ministro de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, José Ignacio Wert, garantiu nesta quarta-feira que o governo não irá medir esforços para conseguir que o futebol do país não seja paralisado a partir deste fim semana, apesar da ameaça de greve.
O titular da pasta conversou com jornalistas logo após participar de um debate no Congresso sobre o decreto que regula os direitos audiovisuais do futebol, que originou a convocação da paralisação, pelo sindicato dos jogadores (AFE).
De acordo com Wert, as reivindicações dos atletas, em grande maioria, têm a ver com o convênio coletivo, sendo assim, alheias ao decreto-lei.
"O governo está fazendo um esforço importante de aproximação com todos os atores, incluída a AFE, para dissipar as divergências que possam existir", afirmou o ministro.
Em resposta a queixa da federação do país (RFEF), de que o decreto não tenha sido tramitado como projeto de lei, Wert explicou que a opção por esta forma se deu pela "circunstâncias de excepcional e urgente necessidade".
Segundo o representante governamental, durante o debate para a confecção do decreto, viu-se a necessidade de evitar situação semelhante a 2012, quando uma semana antes de o Campeonato Espanhol começar, não havia definição sobre os direitos de TV.