Messi faz gol de ET em Camp Nou dividido, e Barça é campeão
Argentino protagoniza "lance maradoniano" na vitória por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao que mantém o sonho da Tríplice Coroa catalã
Alguém pode mesmo garantir que Lionel Messi é deste planeta? Se depender do que o argentino fez neste sábado, em plena final da Copa do Rei da Espanha, não. O craque anotou um gol digno de extraterrestre (antes de balançar as redes pela segunda vez) e foi fundamental para dar mais um título ao Barcelona. O time azul-grená, que já havia erguido a taça do Campeonato Espanhol com gol do camisa 10, superou o Athletic Bilbao por 3 a 1 em um Camp Nou dividido por bascos e catalães, e faturou pela 27ª vez na história o torneio de mata-mata do país. O sonho da Tríplice Coroa pode virar realidade no próximo sábado, quando o Barça pega a Juventus na decisão da Liga dos Campeões da Europa. Ah.. Neymar também teve um dia histórico, viu?
O golaço (e bota “aço” nisso!) feito por Messi neste sábado foi digno da qualidade da partida que Barcelona e Athletic Bilbao protagonizaram em um Camp Nou diferente. Como a final da Copa do Rei é disputada em jogo único, o estádio recebeu praticamente o mesmo número de torcedores bascos e catalães. A divisão nas arquibancadas, contudo, não fez o Barça se sentir em campo neutro – como geralmente acontece nos duelos derradeiros do torneio. O time azul-grená foi superior durante os 90 minutos e conquistou o título com um novo show de seu trio de atacantes.
A obra-prima de Messi, desenhada aos 20min do primeiro tempo, abriu o placar do jogo deste sábado. O argentino recebeu a bola próximo à linha que divide o gramado, passou por quatro marcadores de maneira espetacular e acertou o cantinho esquerdo do goleiro Iago. Foi difícil de acreditar em como ele havia feito aquilo. Não houve tempo, porém, para incredulidades. Após bela jogada do camisa 10 com Rakitic, Suárez cruzou, e Neymar fez 2 a 0 com o gol vazio. Título encaminhado ainda antes do intervalo...
O placar foi dilatado no segundo tempo, de novo com Messi. Desta vez, porém, o gol foi mais simples - apenas completando cruzamento de Daniel Alves com um toque de primeira. O 3 a 0 fez o Barcelona já curtir o título e também permitiu a entrada de Xavi Hernadéz em campo - o volante realizou a sua última partida no Camp Nou antes de se transferir ao futebol do Catar. No fim, o talentoso Iñaki Williams ainda balançou as redes para o Athletic, e Neymar esquentou a final ao tentar dar carretilha na lateral do campo. Barcelona campeão!
Barça visitante no Camp Nou, e hino espanhol vaiado
O Barcelona, curiosamente, não foi o mandante da partida deste sábado. Apesar de ter sido disputada no Camp Nou, estádio azul-grená, a final da Copa do Rei teve mando do Athletic Bilbao. Isto aconteceu depois de votação de dirigentes e muita polêmica. O motivo? O Real Madrid não permitiu que o Santiago Bernabéu recebesse a decisão, que quase sempre é realizada em campo neutro. Assim, o Camp Nou foi escolhido como sede, apesar de ser a casa do Barça.
O estádio, contudo, foi dividido entre torcedores do Athletic e do Barcelona. E houve controvérsia. Apesar de pedidos da federação, o hino nacional espanhol foi vaiado pelas 100 mil pessoas presentes ao Camp Nou antes da partida – a justificativa são as causas separatistas de bascos e catalães. A vaia causou enorme constrangimento, já que havia membros da família real espanhola no estádio, incluindo o rei Filipe VI.
Não há palavras para definir o gol!
A frase acima foi eternizada por Luciano do Valle em narração de um golaço de Zico anotado durante amistoso entre Brasil e Iugoslávia, em 1982. Mas também pode muito bem ilustrar o que Lionel Messi fez neste sábado, no Camp Nou. Aos 20min do primeiro tempo, o argentino recebeu a bola próximo à linha central do gramado e superou quatro marcadores com dribles inacreditáveis em curto espaço para alcançar a grande área adversária. Lá, cortou para o pé esquerdo e acertou o cantinho de Iago. Um golaço. De ET. Houve quem se lembrasse daquele que Maradona fez contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Vem Prêmio Puskas por aí?
Noite também foi de Neymar...
Se Lionel Messi atraiu todos os holofotes ao balançar as redes depois de jogada de outro planeta, Neymar também conseguiu ter brilho neste sábado, no Camp Nou. O atacante brasileiro marcou o segundo gol do Barcelona na partida, após assistência de Luis Suárez, e chegou aos sete na Copa do Rei. Assim, encerrou a temporada no topo da tabela de artilheiros ao lado de Iago Aspas do Sevilla. Ah... o brasileiro também foi destaque já no final da partida, quando tentou dar carretilha próximo à linha de fundo e tirou Etxeita do sério.
...e de Xavi
Em jogo em que Messi e Neymar balançam as redes, quem mais pode ser capaz de roubar a cena? A resposta para esta pergunta veste a camisa 6 e usa a tarja de capitão do Barcelona. O volante Xavi Hernandéz foi outro grande personagem da partida, pois fez neste sábado a sua última partida no Camp Nou. O jogador que mais vezes atuou pelo Barça na história vai se transferir ao futebol do Catar na próxima temporada e se despediu do lendário estádio nesta tarde. Ele começou o duelo na reserva, entrou no lugar de Iniesta no segundo tempo e, de quebra, ergueu a taça da Copa do Rei. Agora, só resta uma partida antes do adeus definitivo à equipe catalã: no próximo sábado, diante da Juventus, na final da Liga dos Campeões da Europa.