Espanha e Portugal vão em busca das últimas vagas nas quartas da Copa
Os dois últimos jogos das oitavas de final da Copa do Mundo acontecem nesta terça-feira. A primeira partida do dia será entre Espanha e Marrocos, às 12h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar. Já Portugal enfrenta a Suíça, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail, também na capital catari.
A expectativa é de que Espanha e Portugal avancem para travar um confronto de quartas de final ibérico, como é batizada a região que contempla o território dos dois países. Marrocos e Suíça, entretanto, estão dispostos a serem as únicas zebras dessas oitavas de final.
Até agora não houve surpresas na primeira fase eliminatória deste Mundial. Argentina, Holanda, Inglaterra, França, Croácia e Brasil confirmaram seu favoritismo, alguns com mais, outros com menos facilidade.
Just one more Quarter-Final fixture remains to be decided 👀 #FIFAWorldCup #Qatar2022
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 5, 2022
Contra o Marrocos, a Espanha tentará deixar para trás a surpreendente derrota sofrida para o Japão pela última rodada da fase de grupos do Mundial e mostrar que segue figurando como uma das grandes favoritas ao título.
Portugal, por sua vez, também vem de revés na última rodada da fase de grupos. Cristiano Ronaldo e companhia foram derrotados pela Coreia do Sul, que foi goleada nesta segunda-feira pela Seleção Brasileira por 4 a 1, mas, ainda assim, se classificou como líder do Grupo H, diferentemente da Espanha, que, com a derrota para o Japão, teve se contentar com a segunda colocação do Grupo E.
Para confirmar sua vaga nas quartas de final, a Espanha terá de acabar com a invencibilidade de Marrocos, que é um dos quatro times que ainda não perderam nesta Copa do Mundo, ao lado de Holanda, Inglaterra e Croácia.
Portugal também não terá vida fácil, já que a Suíça gerou grandes dificuldades ao time do Brasil, que não contou com Neymar no confronto do Grupo G, é verdade, mas, ainda assim, tinha um time tecnicamente bem superior ao dos suíços para vencer por mais de 1 a 0, que foi o resultado final.