Fifa esclarece validação de gol polêmico da virada do Japão sobre a Espanha
O Japão garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo ao bater a Espanha por 2 a 1, de virada, pelo grupo E. O lance do gol que garantiu o triunfo japonês, porém, foi cercado de polêmica. Nesta sexta-feira, a Fifa esclareceu a decisão de validar o tento, usando as imagens da linha do gol.
"O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não", publicou a entidade em seu perfil no Twitter.
Japan's second goal in their 2-1 win over Spain was checked by VAR to determine if the ball had gone out of play.
The video match officials used the goal line camera images to check if the ball was still partially on the line or not. pic.twitter.com/RhN8meei6Q
— FIFA.com (@FIFAcom) December 2, 2022
Primeiro, a Fifa mostra o lance de gol. Após lançamento na área, Kaora Mitoma recuperou a bola na linha de fundo e cruzou para finalização de Tanaka, que balançou a rede, aos oito minutos do segundo tempo.
Depois, há imagens mostrando que, do ângulo analisado, a bola ainda estava dentro das quatro linhas. "Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola não estava inteiramente fora de jogo", continuou.
Com a dificuldade de determinar a legalidade do gol dentro de campo, o árbitro esperou a revisão do VAR para confirmar o tento. Ritsu Doan foi o autor do gol de empate, antes, aos três minutos também da segunda etapa.
Na próxima fase, o Japão enfrentará a Croácia. O duelo acontece na segunda-feira, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al Janoub. No outro duelo do grupo, a Alemanha venceu a Costa Rica, mas ambas acabaram eliminadas.