Bélgica deve aceitar empate com Suécia ainda que traga consequências à seleção
Federação belga deve alegar respeito aos suecos e espírito esportivo mesmo que diminuam as chances como cabeça de chave na Euro 2024
Segue a indefinição sobre o que será adotado após a suspensão do jogo entre Bélgica x Suécia. A partida, disputada na última segunda-feira (16) no Estádio Rei Baduíno, em Bruxelas/BEL, foi interrompida no intervalo após relatos de atentado terrorista na capital belga serem conhecidos por quem estava no palco esportivo. Um atirador tunisiano assassinou dois torcedores suecos que estavam a seis quilômetros do local da partida válida pela oitava e antepenúltima rodada das Eliminatórias à Euro.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Segundo informações do jornal belga Le Soir e da RMC, da França, a Bélgica deve aceitar a sugestão de considerar o resultado do primeiro tempo, o empate em 1 a 1, como o resultado final da partida. De acordo com o presidente interino da Real Associação Belga de Futebol, Manu Leroy, o espírito esportivo e o respeito à dor dos suecos, que se recusaram a voltar a jogar, enquanto os torcedores deixaram o estádio horas depois por questão de segurança, devem ser levados em consideração. O empate pode ser prejudicial aos Diabos Vermelhos na busca por uma vaga como cabeça de chave da Eurocopa 2024, mas essa questão se torna subjetiva, de acordo com o mandatário.
"Queremos mostrar respeito aos acontecimentos. Devemos continuar grandes e seremos grandes. A nível esportivo, o 1 a 1 não faz bem, mas nós não vamos nos agarrar ao nosso estado de cabeça de chave", disse.
De acordo com o regimento da Uefa, a partida suspensa seria retomada em data a ser confirmada posteriormente. No caso de Bélgica x Suécia, todo o segundo tempo seria disputado. Porém, os atletas escandinavos não querem entrar em campo novamente e a federação sueca poderia ser punida por isso, algo que os belgas podem abrir mão com tal gesto de humanidade.
A situação das equipes quanto à Euro dificilmente sofrerá mudanças. A Bélgica já está classificada com 16 pontos e divide a liderança do Grupo F com a Áustria, à frente pelo confronto direto. A Suécia ocupa a terceira posição, com apenas seis pontos somados, e tem poucas chances de conseguir herdar uma vaga via repescagem, uma vez que não há mais possibilidades de obter classificação direta. A Uefa irá se manifestar sobre o assunto ainda nessa semana, provavelmente com a decisão tomada.