Eurocopa-2020: 24 seleções, 11 sedes, diferentes protocolos e muitos craques; saiba tudo
Torneio de seleções começa nesta sexta-feira com o confronto entre Turquia e Itália em Roma
A edição comemorativa dos 60 anos da Eurocopa teve uma série de percalços por causa da pandemia e acontecerá um ano depois da previsão inicial. Mas, desde o início, a competição foi pensada para acontecer espalhada pelo continente. No total, serão 11 cidades-sedes, com diferentes protocolos em relação a presença de público e com possibilidade de mudanças ao longo da competição. O torneio começa nesta sexta-feira, com o confronto entre Turquia e Itália, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Roma. A final está programada para acontecer em 11 de julho, no estádio Wembley, em Londres.
O torneio serve como preparação para a Copa do Mundo. O torcedor tem a chance de conferir como as seleções europeias estão no nomento. No continente, a competição tem muito peso. Portugal é o atual campeão da Euro. Os jogos serão mostrados nos canais SporTV. Confira aqui a tabela das partidas.
Capacidade de público para cada região
Os jogos terão público, uma condição que cresce nos estádios da Eurcopa. A final da Liga dos Campeões, entre Manchester United e Chelsea já contou com a preença de torcida. A Uefa fez um mapeamento da condição de cada cidade-sede da Eurocopa em relação à covid-19 para oficializar a carga de torcedores que será liberada nas arenas. Veja:
- Amsterdã (Holanda): 25% a 33%
- Baku (Azerbaijão): 50%
- Bucareste (Romênia): 25% a 33%
- Budapeste (Hungria): 100%
- Copenhague (Dinamarca): 25% a 33%
- Glasgow (Escócia): 25% a 33%
- Londres (Inglaterra): 25%
- Munique (Alemanha): 22%
- Roma (Itália): 25%
- São Petersburgo (Rússia): 50%
- Sevilha (Espanha): 30%
Quais são os grupos
Na primeira fase, serão seis grupos com quatro times cada. Se classificam os dois primeiros de cada chave mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, serão jogos eliminatórios nas oitavas de final, quartas, semifinais e final, prevista para acontecer no dia 11 de julho, no Estádio de Wembley, em Londres. Os cabeças-de-chave foram definidos de acordo com o desempenho de cada um nas eliminatórias da competição, disputadas em 2019. Assim, os dois finalistas de 2016 (Portugal e França) não conquistaram a melhor posição no sorteio. Itália, Bélgica, Ucrânia, Inglaterra, Espanha e Alemanha são os 'líderes' dos seus grupos. Confira:
- Grupo A: Turquia, Itália, País de Gales e Suíça
- Grupo B: Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia
- Grupo C: Holanda, Ucrânia, Áustria e Macedônia do Norte
- Grupo D: Inglaterra, Croácia, Escócia e República Checa
- Grupo E: Espanha, Suécia, Polônia e Eslováquia
- Grupo F: Hungria, Portugal, França e Alemanha
Quem são os destaques da Eurocopa-2020:
Cristiano Ronaldo, Portugal Atacante, 36 anos - Clube: Juventus (Itália)
Vai em busca do bi da Euro e de mais recordes para sua coleção. Ele se tornará o único atleta a disputar cinco edições do torneio. Ele já é o maior artilheiro da competição, com nove gols. Também é o principal goleador da seleção de seus país, com 103, e recordista em números de jogos: 173.
Lewandowski, Polônia Atacante, 32 anos - Clube: Bayern de Munique (Alemanha)
É o atual melhor jogador do mundo eleito pela Fifa e vem de uma nova temporada irrepreensível, com 48 gols em 40 jogos pelo Bayern de Munique. Ajudou o time a conquistar tudo o que disputou na temporada passada: Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. É o maior artilheiro da Polônia com 66 gols em 118 partidas.
Mbappé, França Atacante, 20 anos - Clube: Paris Saint-Germain (França)
Apareceu para o mundo na Copa do Mundo da Rússia. Disputou a competição com 17 anos e se tornou o mais jovem francês a vestir a camisa da seleção. Mesmo com a pouca idade foi protagonista na conquista do torneio. É o parceiro de Neymar no PSG e busca a primeira conquista da Euro.
Harry Kane, Inglaterra Atacante, 27 anos - Clube: Tottenham (Inglaterra)
Busca o primeiro título da carreira. Foi um dos destaques na Copa da Rússia, com seis gols e é o principal ídolo do Tottenham. Foi artilheiro da última edição do Campeonato Inglês com 23 gols
Kevin De Bruyne, Bélgica Meia, 29 anos - Clube: Manchester City (Inglaterra)
Levou o Manchester City ao vice da Liga dos Campeões recentemente. O jogador tem tido uma série de lesões recentemente e é dúvida para estreia da seleção. Ajudou o City na conquista de duas taças do Campeonato Inglês, uma Copa da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.
Como será o regulamento
É o mesmo da edição anterior, de 2016. Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos avançam para as oitavas de final, juntamente com os quatro melhores terceiros classificados. A partir daí se enfrentam em jogos mata-mata.
Onde serão disputados os jogos
Final e semifinais, 2 jogos das oitavas, 3 da fase de grupos
Londres, Inglaterra: Wembley Stadium
Um jogo das quartas e 6 da fase de grupos
São Petersburgo, Rússia: Estádio de São Petersburgo
Um jogo das quartas e 3 da fase de grupos
Baku, Azerbaijão: Estádio Olímpico
Munique, Alemanha: Fußball Arena München
Roma, Itália: Olimpico em Roma
Um jogo das oitavas e 3 da fase de grupos
Amesterdam, Holanda: Johan Cruijff ArenA
Bucareste, Roménia: Arena Nacional
Budapeste, Hungria: Estádio Ferenc Puskás
Copenhaga, Dinamarca: Estádio Parken
Glasgow, Escócia: Hampden Park
Sevilha, Espanha: Estádio La Cartuja
Todos os campeões
1960 — União Soviética
1964 — Espanha
1968 — Itália
1972 — Alemanha Ocidental
1976 — Tchecoslováquia
1980 — Alemanha Ocidental
1984 — França
1988 — Holanda
1992 — Dinamarca
1996 — Alemanha
2000 — França
2004 — Grécia
2008 — Espanha
2012 — Espanha
2016 — Portugal