Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Ex-jogador paraguaio afirma que não existe racismo no futebol

Carlos Báez chegou a pedir que presidente da Conmebol envie carta ao Palmeiras

19 mar 2025 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários
Báez é cria da base do Cerro e torcedor confesso do clube paraguaio –
Báez é cria da base do Cerro e torcedor confesso do clube paraguaio –
Foto: Reprodução / Instagram / Jogada10

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-jogador paraguaio Carlos Báez aparece endereçando uma polêmica mensagem ao atual presidente da Conmebol, o compatriota Alejandro Domínguez. Mensagem essa que, logo no início, ele faz a afirmação de que não existe racismo no futebol.

Na alegação de Báez, os apontamentos feitos por quem alega a existência da prática criminosa no esporte é vista de maneira diferente para quem está dentro de campo. Em suma, ela não passaria de uma tática para desestabilizar o rival.

Em sua explanação, o ex-atleta de notória identificação com o Cerro Porteño chegou a nominar, inclusive, o Palmeiras diante do recente caso na Libertadores Sub-20 envolvendo o atacante Luighi.

"Alejandro Domínguez tem a grande oportunidade, agora mesmo, de frear esse tema de racismo e toda essa estupidez, coisa que, no futebol, não existe. Alejandro, em honra a seu pai (Osvaldo Domínguez). Você sabe porque eu cito seu pai. Ele sabia como era o futebol, os condimentos que tem o futebol. Isso que chamam de racismo, nós, que jogamos futebol, chamamos de provocação. Coisas que usamos, no mundo do futebol, para, psicologicamente, errarem um passe contra a gente ou o goleiro errar a saída de bola. Isso o Palmeiras está chamando de racismo", disparou.

Báez é cria da base do Cerro e torcedor confesso do clube paraguaio –
Báez é cria da base do Cerro e torcedor confesso do clube paraguaio –
Foto: Reprodução / Instagram / Jogada10

'É um esporte de homens fortes'

Carlos Báez chegou a dizer que seria importante o presidente da entidade sul-americana enviar uma nota direta ao Palmeiras com a afirmação de que o futebol "é um esporte para homens fortes".

A única exceção feita pelo ex-atleta sobre tipos de provocação aceitáveis se referem a qualquer contato físico. Chegando a dizer, aliás, que isso poderia ter "até mesmo pena de morte":

"Alejandro, por favor, te peço. Mande uma nota ao Palmeiras e diga que o futebol é um esporte de homens fortes. Mas é preciso esclarecer uma coisa: o jogador não pode ser tocado. Não se toca no jogador, fisicamente, nunca. Deem pena de morte também, se quiserem."

Fatídico encontro

Na fase de grupos da Libertadores deste ano, Cerro Porteño e Palmeiras tem dois encontros garantidos no Grupo G. Pela segunda rodada, no dia 9 de abril, o Verdão recebe a representação paraguaia, no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília). Por sua vez, no dia 5 de maio, é a vez do Ciclón atuar em seus domínios contra o time brasileiro, também às 21h30. O jogo em questão vale pela quarta rodada da primeira fase.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade