Ex-promessa do Barcelona, Halilovic diz que comparação com Messi o atrapalhou
Atualmente no futebol holandês, jogador afirmou que devia ter ouvido o clube catalão
Ex-jogador do Barcelona, o croata Alen Halilovic teve que conviver com um grande peso no clube catalão. O atleta era chamado de "Novo Messi" no tempo em que defendeu a equipe. Atualmente com 27 anos, o jogador defende o Fortuna Sittard, da Holanda. O jogador também foi comparado ao compatriota Luka Modric. Em entrevista ao jornal espanhol "Marca", o meia reclamou da pressão que estas comparações geram em jovens futebolistas.
— No início você gosta que falem bem de ti e que te comparem com jogadores tão bons, mas, ao mesmo tempo, esperam muito de você e, com essa idade, acaba sofrendo um pouco. Eu queria mostrar que podia jogar como Modric ou Messi, mas o futebol não funciona assim. Aos jovens de 16 ou 17 anos que passem por algo parecido, que estejam focados em serem eles mesmos — disse.
Alen Halilovic é cria das categorias de base do Dinamo Zagreb. O jogador deixou o clube crota em 2014 rumo ao Barcelona, quando tinha 17 anos. Os culés pagaram 5 milhões de euros para contar com o então jovem promissor. Em seu primeiro ano, estreou pelo time principal, criou expectivas, mas estas não se confirmaram. O atleta lamentou a sequência da carreira e mostrou arrependimento.
— Tinham um bom plano para mim (no Barcelona). No primeiro ano joguei na equipe B para me adaptar. Treinava com a equipe principal. Depois fui emprestado ao Sporting Gijón. Fiz uma boa temporada. Joguei quase todos os jogos. Devia ter ouvido o Barcelona e continuar emprestado na La Liga. Sentia que estava preparado para jogar no time principal do Barcelona e quis sair. Se pudesse mudar alguma coisa na minha carreira, seria ter continuado na Espanha — falou.
O jogador deixou o Barcelona em 2016 para se juntar ao Hamburgo. Ficou pouco tempo no clube alemão e foi emprestado ao Las Palmas, atuando pelo clube espanhol por duas temporadas. Em 2018, Alen Halilovic assinou com o Milan, mas não teve sequência e acumulou empréstimos para o Standard Liège, da Bélgica, e o Heerenveen, da Holanda. Antes de chegar ao seu atual clube, ainda passou por Birmingham, Reading e Rijeka, da Croácia.