Ex-Santos e São Paulo, Emily Lima assume o comando técnico da seleção do Peru
Nesta quinta-feira, a Federação Peruana de Futebol anunciou que a nova treinadora da seleção feminina será a brasileira Emily Lima. Com passagens por Brasil, Santos e São Paulo, a técnica comandava o Equador antes assumir o cargo no Peru.
"O futebol feminino é a minha vida e toda a equipa técnica que está caminhando comigo, chegamos com muita vontade de trabalhar. Temos de conseguir mudar a mentalidade das jogadoras, mas também das pessoas que vão trabalhar perto de nós. Trabalhando juntas, vamos alcançar nossos objetivos e, aos poucos, mudar o futebol feminino", declarou Emily.
¡𝐁𝐢𝐞𝐧𝐯𝐞𝐧𝐢𝐝𝐚 @emilylima_coach ! 🫶🏻 🇵🇪
✅ 12 años como DT
🏆 Campeona
💯 Compromiso #LaBicolorNosUne #ArribaPerú 💪🏼 pic.twitter.com/jCG8ktr6V3
— La Bicolor (@SeleccionPeru) April 13, 2023
Após encerrar sua carreira como jogadora, Emily Lima estudou na Espanha para desenvolver projetos de futebol feminino no Brasil. Sua primeira equipe como treinadora foi o Juventus, da Mooca, e depois passou por São Caetano, São José, São Paulo e Santos.
Em 2016, a técnica assumiu o comando a Seleção Brasileira e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil. No ano seguinte, Emily Lima levou o país à conquista do Torneio Seleção Internacional.
Desde 2019, Emily estava treinando a seleção do Equador e comandava também as categorias de base do país, com um projeto de desenvolvimento do esporte feminino.
¡𝗘𝘅𝗽𝗲𝗿𝗶𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮 𝘆 𝗹𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝘇𝗴𝗼! 🫡
Emily Lima 🇧🇷 es la nueva entrenadora de #LaBicolor femenina 🇵🇪 para desarrollar el plan trazado por @TuFPF apuntando al crecimiento del fútbol femenino.
📎 https://t.co/1yHZeG47Qq#LaBicolorNosUne #ArribaPerú 💪🏼 pic.twitter.com/w3ZOY3988c
— La Bicolor (@SeleccionPeru) April 13, 2023
"Temos o prazer de trazer uma profissional de grande prestígio no futebol feminino mundial, ela já foi técnica do Brasil e do Equador. Temos certeza que ela fará um trabalho com as jogadoras que vai deixar uma marca. A Federação está fazendo um compromisso muito importante neste caso", afirma o presidente da Federação Peruana, Agustín Lozano.
Pela "La Bicolor", Emily Lima também irá estabelecer diretrizes e metodologias de trabalho nas categorias Sub-17 e Sub-20.