Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Fase de grupos da Conference League chega à última rodada com definições importantes; veja cenários

Competição europeia tem quinta-feira (14) decisiva antes do mata-mata

14 dez 2023 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários

A última rodada da fase de grupos da Uefa Conference League tem decisões em aberto e promete fortes emoções. As 16 partidas finais acontecem na quinta-feira (14), e em ainda estão em jogo vagas no mata-mata e lideranças de grupos.

Foto: Lance!

Na Conference League, a decisão das vagas na fase eliminatória ocorre de forma diferente da Champions, principal competição da Europa, por exemplo. Na terceira divisão continental, assim como na primeira, os líderes dos grupos de classificam para as oitavas de final; no entanto, os segundos lugares vão aos 16 avos de final e disputam vaga na próxima fase contra os oito melhores terceiros colocados da Europa League. Confira com o Lance! o que está em jogo em cada chave do torneio.

GRUPO A: LIDERANÇA EM JOGO

Os dois classificados para o mata-mata no grupo A da Conference League já foram definidos. Lille, da França, e Slovan Bratislava, da Eslováquia, garantiram matematicamente suas vagas nos playoffs. Contudo, a definição de quem termina em primeiro ou segundo colocado vem nesta última rodada. Os francêses lideram com 11 pontos e recebem o Klaksvíkar, das Ilhas Faroé, e dependem só de si para assegurar o primeiro lugar. Por outro lado, os elovacos tem 10 e jogam contra o Olimpija, da Eslovênia, também em casa, e precisam vencer e torcer por um tropeço do Lille para ir direto para as oitavas.

GRUPO B: CONFRONTO DIRETO PELO 1º LUGAR

Assim como o grupo A, o B também já conhece seus classificados as fases eliminatórias, mas o líder do grupo será definido nesta quinta-feira (14), porém com confronto direto. O líder Gent, da Bélgica, soma 13 pontos até aqui na competição e viaja até Israel para encarar o Maccabi Tel-Aviv, segundo colocado com 12. O vencedor garante a liderança do grupo e vai às oitavas, já o perdedor ficará na vice-colocação e jogará os 16 avos. Em caso de empate, os belgas mantêm o primeiro lugar.

GRUPO C: TRÊS TIMES PARA UMA VAGA

O grupo C da Conference League já tem seu líder e classificado às oitavas de final definido. O Viktoria Plzeň, da República Tcheca, venceu todos os cinco jogos até aqui e chega à última rodada com 15 pontos e o primeiro lugar garantido. Por outro lado, os outros três times do grupo ainda têm chances de conquistar a segunda colocação e uma vaga nos 16 avos.

Atual vice-líder, o Dinamo Zagreb, da Croácia, soma seis pontos e recebe o Ballkani, de Kosovo, que tem quatro. No outro jogo, o Astana, do Casaquistão, também com quatro pontos, visita os líderes. Os croatas garantem classificação com um empate; os kosovares precisam vencer e torcer para por um tropeço dos cazaques, que, por sua vez, tem de ganhar seu jogo e contar com uma derrota do Dínamo.

GRUPO D: REVIRAVOLTA À VISTA?

Tal qual os dois primeiros, o grupo D já tem seus classificados ao mata-mata. Club Brugge, da Bélgica, e Bodo/Glimt, da Noruega, somam 13 e 10 pontos e são líder e vice, respesctivamente. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (14) e os belgas, mandantes, tem a vantagem do empate. Para assumir o primeiro lugar, os noruegueses precisam vencer por dois ou mais gols de diferença para igualar a pontuação do adversário e ultrapassa-los no confronto direto, já que perderam por 1 a 0 no primeiro jogo.

GRUPO E: EMBOLADO!

A situação no grupo E é mais complicada. O Aston Villa, da Inglaterra, tem 12 pontos e garantiu uma vaga no mata mata. Logo atrás vem o Legia Varsóvia, da Polônia, com nove pontos e ainda chances matemáticas de buscar o primeiro lugar. Contudo, em terceiro está o AZ, da Holanda, que soma seis e quer a vaga nos 16 avos.

Os ingleses visitam o Zrinjski, da Bósnia, e um empate assegura a liderança; no outro jogo, os poloneses recebem os holandeses. Para ser líder, o time de Varsóvia precisa vencer, torcer para derrota do Aston e tirar um saldo de três gols. Por outro lado, uma vitória do AZ faz com que a equipe dos Países Baixos assuma a vice-liderança, por conta do confronto direto; um empate garante o Legia em segundo e o Villa em primeiro.

GRUPO F: CALCULADORA NA MÃO!

Assim como no E, o grupo F também está embolado. A Fiorentina, da Itália, lidera com 11 pontos somados, seguida por Ferencvaros, da Hungria, com nove, e Genk, da Bélgica, com seis. Líder e vice se enfrentam na casa dos húngaros e quem vencer garante a vaga direta nas oitavas de final; o empate assegura a classificação para ambos, sem alterar as posições atuais.

Na outra partida da chave, os belgas recebem o Čukarički, da Sérvia, com uma missão árdua: precisam vencer, torcer pela derrota do Ferencvaros e ou tirar dois de saldo ou marcar mais gols que o adversário; atualmente, o Genk soma seis gols, enquanto os "Águias Verdes" marcaram oito nas cinco rodadas disputadas.

GRUPO G: TUDO DEFINIDO!

O grupo G é o mais tranquilo de toda a Conference League. A rodada final será, praticamente, protocolar, uma vez que já foram definidos primeiro e segundo colocados. O PAOK, da Grécia, tem 13 pontos e a liderança garantida; ao mesmo tempo, o Frankfurt, da Alemanha, soma nove e não pode ser alcançado nem por Aberdeen, da Holanda, nem por HJK, da Finlândia. Desta forma, os gregos irão direto às oitavas e os alemãs disputarão os 16 avos de final.

GRUPO H: EM ABERTO!

Se o grupo G está definido, o H passa longe disso. O Nordsjaelland, da Dinamarca, é o atual líder com 10 pontos somados, seguido por Ludogoretes, da Bulgária, e Fenerbahçe, da Turquia, ambos com nove. Os dinamarqueses visitam os búlgaros, enquanto os turcos recebem o lanterna Spartak Trnava, da Eslováquia, que fez apenas um ponto na competição.

O Nordsjaelland garante o primeiro lugar com uma vitória; em caso de empate, torce por um tropeço do Fener, que seria primeiro se fizer três pontos. Se o Ludogorets sair vencedor, ultrapassa o time dinamarquês e a liderança também dependerá do outro jogo, já que, caso também vença, o Fenerbahçe igualaria o número de pontos e a diferença ficaria para o saldo de gols. Em caso de dois empates, passam dinamarqueses em primeiro e búlgaros em segundo.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade