Felipão aparece no top 10 de treinadores mais vencedores
Além do comandante do Palmeiras e de Guardiola, os presentes no ranking e que ainda estão na ativa são Arsene Wenger e Jose Mourinho.
O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, é o único brasileiro na lista de dez maiores vencedores da história, divulgada pelo jornal espanhol Marca nesta segunda-feira. O pentacampeão aparece com 26 conquistas na carreira, no quinto lugar, empatado com o escocês Jock Stein.
Quem está agora mais próximo do brasileiro é o espanhol Pep Guardiola. Após a conquista da Copa da Liga Inglesa sobre o Chelsea no domingo, o comandante do Manchester City chegou a seu 25º título na carreira como treinador, que teve início em 2008. O escocês Alex Ferguson fica na liderança, com 49 títulos.
Ferguson, que ficou eternizado pela sua passagem de 27 anos pelo Manchester United, também teve trabalhos no Saint Mirren e no Aberdeen, ambos da Escócia. Com uma carreira de 39 anos, o britânico aposentou-se com uma média de 1,25 títulos por temporada. Um dado interessante é que Guardiola tem uma média superior (2,27 ao ano) e pode ultrapassar Ferguson em apenas dez temporadas caso mantenha essa frequência de conquistas.
Assim como Guardiola busca Ferguson, Felipão também pode subir no ranking, já que Jock Stein, Ottmar Hitzfeld e Valeri Lobanowski, nomes que estão à sua frente, já não atuam mais como treinadores. Além do comandante do Palmeiras e de Guardiola, os treinadores presentes no ranking e que ainda estão na ativa, porém desempregados, são Arsene Wenger, Jose Mourinho e Mircea Lucescu.
Confira o ranking completo:
1) Alex Ferguson (escocês) - 49 títulos
2) Mircea Lucescu (romeno) - 32 títulos
3) Valeriy Lobanovskiy (ucraniano) - 30 títulos
4) Ottmar Hitzfeld (alemão) - 28 títulos
5) Jock Stein (escocês) - 26 títulos
5) Felipão (brasileiro) - 26 títulos
7) Jose Mourinho (português) - 25 títulos
7) Pep Guardiola (espanhol) - 25 títulos
9) Giovanni Trapattoni (italiano) - 23 títulos
10) Arsene Wenger (francês) - 21 títulos