Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França

Já classificada, França é derrotada pela Tunísia, mas fica com a liderança do grupo D

30 nov 2022 - 14h04
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A França entrou em campo nesta quarta-feira já classificada à fase de mata-mata da Copa do Mundo, mas ainda tinha pela frente um adversário: a Tunísia. A equipe de Didier Deschamps foi aos gramados com uma escalação completamente reserva e foi derrotada por 1 a 0, gol marcado por Wahbi Khazri.

Com o revés, a seleção francesa perdeu o 100% de aproveitamento, mas não a liderança do grupo D. Por outro lado, os tunisianos, mesmo com a heroica vitória, foram eliminados do Mundial por conta do triunfo da Austrália sobre a Dinamarca. Desta forma, foram os australianos quem ficaram com o segundo posto do grupo e avançaram às oitavas.

A atuação do time suplente dos franceses foi fraca. O astro Kylian Mbappé, um dos artilheiros da competição com três bolas na rede, entrou na reta final do confronto, mas teve participação discreta. Outros titulares entraram ao decorrer do segundo tempo, mas não conseguiram alterar o placar.

Duas curiosidades interessantes sobre a partida: o triunfo da Tunísia marca o primeiro sobre o França em toda a história. Até aqui, haviam sido quatro jogos oficiais, com duas vitórias francesas e dois empates. Além disso, o tento anotado por Khazri foi o primeiro e único da equipe em toda a Copa do Catar.

A seleção da França ainda não conheceu o seu adversário nas oitavas de final. Mesmo já classificada, a equipe aguarda a definição do equilibrado grupo C, onde todos os componentes possuem chance de classificação (Polônia, Argentina, Arábia Saudita e México).

Entretanto, o primeiro jogo dos franceses na fase eliminatória já tem data para acontecer: será no próximo domingo, ao meio-dia (de Brasília), no estádio Al Thumama.

Pressão tunisiana no primeiro tempo

Os tunisianos pressionaram a França em busca do primeiro gol nos instantes iniciais. Logo aos seis minutos, o zagueiro Ghandri abriu o placar após cruzamento na área, mas o tento foi anulado pois o defensor estava em posição irregular.

A seleção francesa respondeu aos 24, em boa oportunidade desperdiçada por Coman. O atacante invadiu a área pelo lado esquerdo, mas chutou desequilibrado e mandou para fora da meta adversária. Aos 34, Khazri soltou um canudo de longe e Mandanda espalmou para o meio da área. No rebote, a defesa afastou para escanteio.

Khazri criou nova oportunidade para a Tunísia aos 41, quando recebeu em profundidade pela esquerda e cruzou rasteiro em direção a pequena área. No entanto, ninguém apareceu para completar e a zaga jogou para a linha de fundo.

Tunísia vence de forma heroica, mas fica sem a vaga

Laidouni levou perigo ao gol de Mandanda com menos de seis minutos no relógio. O meia contou com falha de Fofana, ficou de frente para o goleiro, mas finalizou por cima. Aos 12, contudo, a Tunísia enfim abriu o placar. O camisa 10 Khazri foi acionado próximo à área, passou por dois marcadores e tocou na saída de Mandanda.

Com alguns dos titulares em campo, a França foi em busca do empate e teve boas oportunidades para marcar. O atacante Mbappé assustou aos 43 minutos, após bela jogada individual, mas Dahmen fez grande defesa.

Griezmann chegou a empatar o marcador com um gol nos acréscimos, em bola aérea. No entanto, a jogada foi invalidada após consulta no VAR.

FICHA TÉCNICA

TUNÍSIA 1 X 0 FRANÇA

Local: Estádio Cidade da Educação, em Al-Rayyan (QAT)

Data: 30 de novembro de 2022, quarta-feira

Horário: Às 12 horas (de Brasília)

Árbitro: Matt Conger (AUS)

Assistentes: Mark Rule (AUS) e Tevita Makasini (TGA)

VAR: Abdulla AL-Marri (QAT)

Cartões amarelos: Kechrida (Tunísia)

GOLS:

Tunísia: Wahbi Khazri, aos 12′ do 2T

TUNÍSIA: Dahmen; Ghandri, Meriah e Talbi; Kechrida, Skhiri, Laidouni e Maaloul; Slimane (Abdi), Khazri (Jebali) e Romdhane (Chaalali).

Técnico: Jalel Kadria

FRANÇA: Mandanda; Disasi, Varane (Saliba), Konaté e Camavinga; Tchouaméni, Fofana (Griezmann) e Guendouzi (Dembélé); Veretout (Rabiot), Coman (Mbappé) e Kolo Muani.

Técnico: Didier Deschamps

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade