Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Gerações históricas e influência mundial: conheça a história do Ajax, que disputa playoffs da Europa League

Equipe entra em ação nesta quinta (22) pelos playoffs da competição; jogo tem transmissão do Lance!

22 ago 2024 - 09h17
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ajax encara o Jagiellonia Bialystok, tradicional clube da Polônia, nesta quinta-feira (22), pelos playoffs da Europa League. O jogo terá transmissão do Lance!, a nova casa das competições europeias, e você acompanhará a partida conosco a partir das 15h45 (de Brasília).

O Ajax encara o Jagiellonia Bialystok, tradicional clube da Polônia
O Ajax encara o Jagiellonia Bialystok, tradicional clube da Polônia
Foto: Olaf Kraak / ANP / AFP / Lance!

Conheça abaixo um pouco da história, detalhes atuais e curiosidades sobre um dos clubes mais tradicionais da história do futebol.

✏️ O INÍCIO DE TUDO E A GERAÇÃO DE CRUYFF

Em 1894, quando o futebol começou a tornar-se popular no mundo inteiro, um grupo de amigos de Amsterdã fundou um clube de futebol chamado "Union". Neste mesmo ano resolveram dar ao clube o nome de um herói da mitologia grega, Ájax, o Grande, e o clube foi rebatizado "Footh-Ball Club Ajax". Só em 1900 o Ajax se tornou um clube oficial.

O verdadeiro marco na história do Ajax veio na década de 1970 com a chegada de Johan Cruyff. Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, o lendário camisa 14 levou ao clube holandês não apenas um talento inigualável, mas também uma revolução tática que mudaria o futebol para sempre.

Sob a orientação do treinador Rinus Michels, o camisa 14 ajudou a implementar o conceito de "Futebol Total", um estilo de jogo caracterizado pela fluidez e pela troca constante de posições entre os jogadores. Essa abordagem inovadora se baseava na ideia de que qualquer jogador poderia ocupar qualquer posição em campo, o que aumentava a flexibilidade e a imprevisibilidade da equipe.

A combinação de talento, visão e a nova filosofia tática levaram o Ajax a conquistar três títulos consecutivos da Taça dos Clubes Campeões Europeus (hoje Liga dos Campeões da UEFA) entre 1971 e 1973. O auge dessa era dourada foi a vitória na final do tricampeonato, quando o Ajax derrotou a Juventus por 1 a 0, com um gol de Johan Cruyff.

Após a geração multicampeã dos anos 70, que refletiram nos elencos da Holanda nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, os anos 90 foram um período de reformulação para o Ajax.

No icônico elenco que conquistou o tetra do clube holandês, vários jogadores se destacaram por terem vindo da base do clube, refletindo a famosa filosofia de formação de talentos, como Van der Saar, Frank de Boer, Ronald de Boer e Edgar Davids.

⏲️ MOMENTO E COMANDANTE ATUAL

O Ajax vive um momento de renovação e adaptação, mantendo-se fiel à sua tradição de formação de talentos e ao seu estilo de jogo ofensivo e técnico. Sob a liderança de Francesco Farioli, a equipe tentará restaurar sua tradição nacional e reconquistar o Campeonato Holandês, feito que não acontece desde a temporada 2021/22.

⚔️ O CONFRONTO

O Ajax chega como favorito para o duelo contra o Jagiellonia Bialystok, e busca retomar os bons caminhos nas competições continentais. Os dois times nunca haviam se encontrado antes. A bola rola a partir de 15h45 (de Brasília), com transmissão exclusiva do Lance!.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade