Governo do Reino Unido anuncia proposta para regular elite do futebol inglês
Projeto visa rever a estrutura do futebol e uma alternativa aos clubes a aderirem a uma possível Superliga Europeia
O governo do Reino Unido apresenta nesta quinta-feira um projeto para regular a estrutura da elite do futebol inglês. A principal medida é a criação de um órgão regulador para supervisionar a distribuição financeira, a proibição de clubes de aderirem a uma liga separatista, como a Superliga, e melhorar a relação de poder dos torcedores em seus times.
A criação deste órgão regulador mediaria o processo de licenciamento dos clubes da Inglaterra. Eles teriam que mostrar os modelos de gestão para provar uma 'sustentabilidade financeira'. Além disso, iria monitorar os testes para novos proprietários em possíveis vendas dos clubes para grupo de investidores.
Esta primeira proposta é conhecida como 'Papel Branco' e começou a ganhar forma em 2021, devido a um documento que afirma que o futebol inglês apresenta fragilidades e necessita de uma reforma. As principais medidas do plano são:
- Criação de um regulador independente para mediar os conflitos de interesses;
- Proibir os clubes de aderirem a ligas externas, como a Superliga Europeia;
- Melhorar o teste para donos e proprietários para evitar problemas financeiros nos clubes;
- Melhorar a representação do torcedor e que tenham poder de decisão;
- Melhorar a distribuição do dinheiro na pirâmide do futebol inglês.
A federação de futebol da Inglaterra (FA) e a Liga do Futebol Inglês (EFL) se mostraram favoráveis ao projeto. A Premier League, por sua vez, apresentou certa resistência e disse que se preocupa com possíveis consequências que possam afetar a liga e reduzir sua competitividade.