Guardiola lamenta racismo contra Vini Jr e dispara: 'Não sou otimista conhecendo a Espanha'
Técnico do Manchester City condenou insultos racistas
Técnico do Manchester City, Pep Guardiola lamentou os recentes episódios de racismo sofridos por Vini Jr e afirmou que não acredita em uma mudança de comportamento do público local. Em coletiva, o comandante fez duras críticas contra a sociedade.
- Pensar que somos melhores que nossos vizinhos, que somos melhores que o outro. Nossos antepassados vêm de imigrantes, guerras, ditaduras e têm que sair de seus países. Formar famílias ali e voltar de onde voltaram. O problema é que há racismo em todas as partes. Não só em Espanha com Vini Jr. Acreditar que nossa língua é melhor que a outra, que nosso país é melhor que o outro... Temos que aceitar a diversidade como seres humanos, mas estamos muito longes disso. Não sou tão otimista, ainda mais conhecendo a Espanha, que isso vá passar. Há muitos negros dando um passo à frente para defender o que não deveriam ter que defender.
No último domingo, Vini Jr foi alvo de diversos insultos racistas por parte dos torcedores do Valencia tanto na parte de fora quanto dentro do Estádio Mestalla. O jogador chegou a paralisar a partida ao discutir com uma pessoa presente na arquibancada, fez duras críticas contra a La Liga nas redes sociais e o caso gerou repercussão mundial.
O brasileiro foi homenageado pelo Real Madrid e pelos torcedores presentes no Santiago Bernabéu no duelo contra o Rayo Vallecano, na última quarta-feira. Além disso, Javier Tebas, presidente da La Liga, pediu mais autonomia para poder combater o racismo nos estádios espanhóis.