Gyökeres salva Sporting e Leões empatam clássico decisivo contra o Porto
Dragões abrem 2x0 mas sofrem empate relâmpago dos Leões, que se aproximam do título português
Porto e Sporting empataram em 2×2, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Português, neste domingo (28), no Estádio do Dragão. Com o resultado, os Leões abriram cinco pontos do segundo colocado Benfica e está, também, a cinco pontos do título nacional. Já os Dragões chegaram aos 63 pontos e estão cada vez mais distantes de uma vaga na Liga dos Campeões da Europa.
Dragões apostam na velocidade e abrem vantagem
Os primeiros minutos do clássico foram bem intensos. Tentando reduzir o poderio ofensivo do Sporting, o Porto marcava implacavelmente a saída de bola dos Leões. E a pressão deu certo: em erro do goleiro Franco Israel na saída de bola, Francisco Conceição recebeu, achou Pepê, que enfiou para Evanilson completar para as redes, aos 8'.
Com mais posse de bola, o Sporting tentava acelerar o jogo para conseguir o empate, mas sentia falta do artilheiro Gyökeres, que sentiu um desconforto dias antes do jogo e ficou no banco. Os líderes do campeonato tiveram duas chances, com Pedro Pote e Paulinho, mas levaram pouco perigo. Minutos depois, o zagueiro Diomandé e o atacante Evanilson se chocaram na área e o time do Porto pediu pênalti. Porém, a arbitragem mandou o lance seguir.
Precisando do gol, o Sporting continuava mantendo a posse de bola e tentava sufocar a saída de bola do Porto, mas sofria com a instabilidade da defesa e com os contra-ataques dos Dragões. Aos 41, em boa jogada de Martim Fernandes, o lateral achou Pepê, que fuzilou para as redes e ampliou o placar. Dois minutos depois, Daniel Bragança escorregou na entrada da área, Galeno aproveitou e achou Francisco Conceição, que perdeu uma chance incrível.
Gols relâmpago de Gyökeres salvam Sporting
Precisando de gols, o Sporting colocou o artilheiro do campeonato Gyökeres na vaga do volante Daniel Bragança. Mesmo com uma formação mais ofensiva, os Leões sofriam para criar e ainda viam o Porto levar tanto perigo nos contra-ataques quanto na primeira etapa. Logo no início do segundo tempo, Francisco Conceição saiu de frente para Franco Israel, mas chutou em cima do goleiro.
Com mais volume, o Sporting seguia com a bola, mas tinha dificuldades para criar chances. O Sporting só arriscou aos 24', em chute de Pedro Pote que parou em defesa segura de Diogo Costa. Mas o que parecia ser uma derrota melancólica, virou uma arrancada fantástica. Aos 41', Nuno Santos cruzou uma bola na cabeça do artilheiro Gyökeres, que testou no ângulo.
Dois minutos depois, Marcus Edwards - que tinha acabado de entrar - fez grande jogada pela direita e rolou para Gyökeres empatar o jogo. Porém, menos de um minuto após a assistência, o atacante inglês se estranhou com Galeno, deu um tapa na cara do brasileiro e foi expulso. Nos minutos finais, os dois times seguraram o pé e o jogo acabou terminando em empate.