Árbitra apita jogo de time da Série A na Itália pela 1ª vez
Maria Caputi fez história e comandou o jogo entre Cagliari e Cittadella pela Copa da Itália vencida pela equipe da Sardenha venceu por 3 a 1
Maria Sole Ferrieri Caputi, de 31 anos de idade, fez história na Itália ao se tornar a primeira mulher a apitar uma partida de futebol de um clube que disputa a Série A.
Ela ficou encarregada do duelo entre Cagliari e Cittadella, que foi válido pela Copa da Itália. Jogando em casa, a equipe da Sardenha venceu por 3 a 1 e avançou para as oitavas do torneio.
A italiana, que é natural de Livorno, teve bastante trabalho na partida, pois distribuiu três cartões amarelos e três gols foram invalidados, sendo que um deles teve o auxílio do VAR.
Francesco Ghirelli, presidente da Lega Pro, entidade que administra a terceira divisão do futebol italiano, premiou Caputi com uma placa.
"Maria Sole Ferrieri Caputi elevou o valor da categoria, pois colocou a Itália no mesmo nível de outras nações europeias, que já possuem árbitras dirigindo jogos das principais equipes", destacou o dirigente.
Na Série B italiana, Caputi e Maria Marotta já arbitraram partidas do campeonato. No total, existem quatro mulheres que estão registradas e possuem permissão para apitar jogos profissionais no país europeu.
O primeiro jogo da segunda divisão liderado por Caputi foi entre Cittadella e SPAL, que aconteceu em outubro deste ano.
Alfredo Trentalange, presidente da Associação Italiana de Árbitros (AIA), definiu como um "sonho" a possibilidade de uma mulher ser escalada para apitar um confronto da Série A. .