José Mourinho é apresentado pelo Fenerbahçe
O Special One assinou com os Canários Amarelos um contrato de duas temporadas
José Mourinho foi apresentado como o novo técnico do Fenerbahçe. O clube turco fez seu anúncio oficial e realizou a apresentação do treinador português, de 61 anos, neste domingo diante de milhares de torcedores que fizeram festa no estádio Sükrü Saracoglu. O Special One,como ficou conhecido, assinou com os Canários Amarelos um contrato válido até junho de 2026, e de acordo com o jornal turco "Fanatik", ele receberá 10 milhões de euros (R$ 57 milhões) por temporada na equipe de Istambul.
- Normalmente um técnico é amado depois de vitórias; neste caso sinto que sou amado antes. Isso para mim é uma grande responsabilidade, e prometo que a partir de agora, essa camisa é minha pele. Futebol é paixão, e não há lugar melhor para sentir isso. Quero trabalhar para o futebol turco e ajudar a melhorá-lo, mas o mais importante é o Fenerbahçe - afirmou Mourinho durante sua apresentação.
Segundo a imprensa europeia, a negociação entre o técnico e o clube foi feita entre o agente do técnico, Jorge Mendes, e o diretor esportivo do clube, Mário Branco, ambos também portugueses. No clube turco, o português irá reencontrar o brasileiro Fred, que treinou por um curto período no Manchester United.
Mourinho substituirá Ismail Kartal, que deixou o clube na sexta-feira passada. Ele assume os Canários Amarelos com a missão de fazer a equipe chegar na fase de grupos da Champions League e voltar a conquistar um Campeonato Turco, a equipe não vence a competição desde a temporada 2013/2014.
José Mourinho estava sem clube desde janeiro, quando foi demitido da Roma por uma sequência de maus resultados. O Fenerbahçe será o 10º clube que ele irá treinar em sua carreira, e treinará na quinta liga europeia diferente. Antes ele somou passagens por equipes em Portugal (Benfica, União Leiria e Porto), Inglaterra (Chelsea, Manchester United e Tottenham), Espanha (Real Madrid) e Itália (Inter de Milão e Roma).
Na última temporada, o Fenerbahçe travou uma intensa disputa ponto a ponto pelo título da competição com o seu maior rival, o Galatasaray, no entanto, a equipe terminou na segunda colocação com incríveis 99 pontos, mas se maior rival se sagrou campeão com incríveis 102 pontos conquistados. Por ter terminado na segunda colocação, a equipe terá que disputar as três fases preliminares eliminatórias da Champions League.