Koulibaly desbanca Mané e vence prêmio de melhor senegalês de 2018
O zagueiro do Napoli, Kalidou Koulibaly, foi eleito na última segunda-feira como o melhor jogador de futebol senegalês do ano passado. O defensor teve 41% dos votos válidos e desbancou Sadio Mané, do Liverpool, que ficou com a segunda colocação.
O atacante dos Reds obteve 26% dos votos. Completando o "pódio", Youssouf Sabaly, lateral direito do Bordeaux, teve 12% dos votos totais e acabou na terceira posição da premiação, realizada pela própria confederação futebolística do Senegal.
Nas redes sociais, o defensor do Napoli agradeceu pela conquista e se disse orgulhoso, afirmando que "quem o conhece sabe da importância" do prêmio.
Recentemente, Koulibaly foi vítima de mais um triste caso de racismo no futebol italiano. Na última partida do Napoli pelo Campeonato nacional em 2018, a derrota por 1 a 0 para a Internazionale, o zagueiro sofreu ofensas racistas vindas da torcida local. Nervoso, o defensor acabou expulso por levar dois cartões amarelos e, sem ele, os visitantes sofreram o gol da derrota nos acréscimos.
Je suis très honoré et très heureux pour ce titre!
Ceux qui me connaissent savent à quel point c'est important pour moi de porter ce maillot
Onorato e orgoglioso! Chi mi conosce sa quanto è importante per me indossare questa maglia.
🇸🇳 Merci, merci, merci à tous 🙏🏿 https://t.co/ljJnTB1DF4
— Koulibaly Kalidou (@kkoulibaly26) 31 de dezembro de 2018
Conforme determinação da Federação Italiana na última quinta-feira, os nerazzurri terão que disputar duas partidas com portões fechados. A Inter também foi punida com o fechamento parcial do "segundo anel verde" superior do estádio, a famosa Curva Norte, onde tradicionalmente ficam as torcidas organizadas do clube.
Em comunicado, a entidade disciplinar da Liga citou "cantos ofensivos de caráter racista (…) em direção a Kalidou Koulibaly", mas também "cantos racistas de caráter territorial" para os torcedores napolitanos.