Lamine Yamal faz história na Eurocopa e se torna o mais jovem a jogar uma final
Atacante espanhol supera o meia português Renato Sanches, que disputou a decisão da Euro-2016 com 18 anos e 328 dias
Lamine Yamal entrou para a história neste domingo (14), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, ao defender a Espanha na final da Eurocopa-2024 diante da Inglaterra. Com 17 anos e apenas 1 dia, a joia do Barcelona se tornou o atleta mais jovem a jogar uma decisão do torneio continental de seleções.
O atacante fez aniversário na véspera da finalíssima. Para atingir o feito, Yamal superou o meia português Renato Sanches, que atuou e foi campeão na decisão de 2016. Na ocasião, ele tinha 18 anos e 328 dias.
Lamine Yamal celebra classificação para final após jogo contra a França - Foto: Miguel Medina/AFP via Getty Images
Lamine Yamal, contudo, não bateu o recorde de mais jovem a balançar a rede em uma decisão de Euro. A marca segue, portanto, com o italiano Pietro Anastasi, que fez gol na segunda partida da final de 1968 diante da antiga Iugoslávia, aos 20 anos e 64 dias.
Embora seja muito novo, o atacante foi um dos destaques da Fúria na Eurocopa. Afinal, balançou a rede uma vez e deu quatro assistências nesta edição da Euro.
A última delas, aliás, resultou no gol de Nico Williams, que abriu o caminho para a vitória por 2 a 1 sobre os ingleses e a conquista do tetracampeonato espanhol.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.