Lautaro x Álvarez: argentinos buscam entrar em seleta lista de vencedores de Champions League e Copa do Mundo na mesma temporada
Atacantes da Inter de Milão e Manchester City se enfrentam no dia 10 de junho
Além do grande duelo coletivo entre Manchester City e Inter de Milão, a decisão da Champions League proporcionará um confronto particular entre Lautaro Martínez e Julián Álvarez. Campeões da Copa do Mundo em dezembro, um dos dois entrará em uma seleta lista com a presença de apenas 11 jogadores em toda a história do futebol.
Apenas 11 jogadores conquistaram a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo em uma mesma temporada. O último atleta a conseguir tal feito foi Raphael Varane, que venceu o Mundial 2018 com a França e a Champions League com o Real Madrid. Atualmente, o defensor defende o Manchester United.
LAUTARO MARTÍNEZ X JULIÁN ÁLVAREZ
Segundo maior artilheiro na Era Scaloni, Lautaro Martínez iniciou a Copa do Mundo como uma espécie de titular absoluto da Argentina. Mas após os dois primeiros jogos como titular, o "Toro" perdeu a vaga para Julián Álvarez no duelo contra a Polônia. E desde então, o jogador do Manchester City assumiu o posto no comando de ataque e foi um dos destaques da campanha da Albiceleste.
Enquanto Lautaro Martínez ficou marcado por desperdiçar grandes oportunidades ao longo da competição. Por outro lado, Álvarez aproveitou sua oportunidade e encerrou o torneio com quatro gols marcados, uma assistência e uma importância gigantesca na conquista do tricampeonato.
Em suas equipes, os atacantes possuem importâncias bem distintas. Enquanto o camisa 10 nerazzurri é o grande astro da Inter de Milão, Álvarez é uma espécie de reserva de luxo do clube inglês, uma vez que Erling Haaland é tratado como peça insubstituível no comando do ataque.
Na atual temporada, Lautaro Martínez participou de 56 partidas com a equipe italiana, marcou 28 gols e contribuiu com 11 assistências, sendo o maior goleador do clube em 2022/2023. Já o "Aranha" participou de 49 jogos com o Manchester City, anotou 17 gols e contribuiu com cinco assistências.
LISTA SELETA
Em 1974, o Bayern de Munique conquistou a Champions League, enquanto a Alemanha venceu a Copa do Mundo disputada em casa. Naquela temporada, Sepp Maier, Franz Beckenbauer, Hans-George Schwarzenbeck, Paul Breitner, Uli Hoeness, Gerd Müller e Jupp Kapellmann participaram das campanhas dos dois torneios.
Desde 2002, Roberto Carlos conquistou a Champions League com o Real Madrid e a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Desde então, o ex-jogador é o único atleta sul-americano que possui os dois troféus em uma mesma temporada, mas o brasileiro ganhará uma nova companhia, independentemente da equipe que vencer o torneio europeu no próximo dia 10 de junho, na Turquia.
VEJA LISTA COMPLETA DE ATLETAS QUE CONQUISTARAM COPA DO MUNDO E CHAMPIONS LEAGUE NA MESMA TEMPORADA:
Sepp Maier - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Franz Beckenbauer - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Hans-George Schwarzenbeck - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Paul Breitner - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Uli Hoeness - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Gerd Müller - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Jupp Kapellmann - Bayern de Munique/Alemanha - 1974
Christian Karembeau - França/Real Madrid - 1998
Roberto Carlos - Brasil/Real Madrid - 2002
Sami Khedira - Alemanha/Real Madrid - 2014
Raphael Varane - França/Real Madrid - 2018