Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Barça x Juve terá reencontros polêmicos e resquícios de 2003

15 mai 2015 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

Nós vemos duelos entre Real Madrid e Barcelona todo ano. O Bayern de Munique, por sua vez, perdeu dos dois gigantes espanhóis nas duas últimas semis de Liga dos Campeões. Mas a partida que decidirá o título europeu desta temporada, entre Barça e Juventus, era a única combinação possível entre os quatro semifinalistas que não acontecia há muito tempo: foi há nada menos que 12 anos o último duelo entre os catalães e os italianos, nas quartas de final da Champions de 2002/03, quando a Juve levou a melhor na prorrogação com um gol do reserva uruguaio Zalayeta.

A decisão do próximo dia 6 de junho, no Estádio Olímpico de Berlim, será um reencontro histórico para Barcelona e Juventus. Mas também para vários outros personagens deste clássico do futebol europeu. Confira as curiosidades que cercam a finalíssima da Liga dos Campeões desta temporada.

Xavi, Buffon, Luis Enrique: resquícios do jogo de 2003

Xavi fez o gol do Barcelona no último jogo do time contra a Juventus, em 2003
Xavi fez o gol do Barcelona no último jogo do time contra a Juventus, em 2003
Foto: David Ramos / Getty Images

O último encontro entre Barcelona e Juventus foi pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2002/03, no Camp Nou. O jogo de ida em Turim havia terminado empatado por 1 a 1, e a volta teve o mesmo placar no tempo normal: o checo Pavel Nedved, hoje diretor da Juventus, abriu o placar para os visitantes, mas o Barça chegou ao empate com ninguém menos que Xavi, até hoje no elenco do time espanhol. Outro que permanece ativo 12 anos depois é o goleiro Buffon, que estava naquela partida. E o capitão do Barcelona? Ele mesmo: Luis Enrique, hoje treinador do time. Todos esses nomes vão se reencontrar na final de Berlim.

Luis Enrique e Del Piero disputam bola durante jogo em 2003; hoje, ex-jogador catalão é o atual técnico do Barcelona
Luis Enrique e Del Piero disputam bola durante jogo em 2003; hoje, ex-jogador catalão é o atual técnico do Barcelona
Foto: Alex Livesey / Getty Images

Suárez revive polêmicas de mordida e racismo

Luis Suárez reverá os jogadores envolvidos em duas de suas principais polêmicas da carreira: o zagueiro Giorgio Chiellini e o lateral Patrice Evra. A mais recente envolveu Chiellini, quando o uruguaio mordeu o ombro do zagueiro italiano durante a Copa do Mundo do ano passado. Suárez pegou um gancho pesado, viu sua seleção ser eliminada nas oitavas de final pela Colômbia e só pôde estrear com a camisa do Barcelona quatro meses depois. Já em 2011, quando ainda jogava no Liverpool, ele foi acusado de ofensas racistas contra Evra, que na época defendia o Manchester United. O episódio rendeu uma multa e oito jogos de suspensão para o atacante.

Suárez vai rever Chiellini, alvo de sua mordida na Copa de 2014
Suárez vai rever Chiellini, alvo de sua mordida na Copa de 2014
Foto:

Messi, Tevez e Mascherano fazem reunião argentina

Principal jogador da Juventus na temporada, Carlitos Tevez vai encontrar dois colegas de seleção argentina na final. Mas não necessariamente dois amigos. A relação com Javier Mascherano é boa: os dois surgiram mais ou menos na mesma época nos rivais Boca Juniors e River Plate, mas jogaram juntos no Corinthians e no West Ham, além de terem sido contemporâneos na Inglaterra quando defenderam Manchester United e Liverpool. Já a convivência de Tevez com Lionel Messi é uma das mais intrigantes do futebol mundial. Os dois seriam desafetos, o que motivou a exclusão de Carlitos do elenco da Argentina que disputou a Copa de 2014, mas recentemente ele voltou a ser convocado pelo técnico Tata Martino. O certo é que, em Berlim, um verá o outro como adversário e nada mais.

Messi e Tevez: de amigos a desafetos
Messi e Tevez: de amigos a desafetos
Foto: Getty Images

Só falta um título na carreira de Buffon... até agora

Campeonato Italiano, Copa Itália, Copa das Confederações, Eurocopa, Copa do Mundo... pode citar quase qualquer campeonato que Gianluigi Buffon tenha disputado, e o veterano goleiro provavelmente responderá que já levantou a taça. Mas o jogador de 37 anos ainda tem uma "falha" no currículo vitorioso: a Liga dos Campeões. Ele teve a chance de ganhar em 2003, mas a Juventus perdeu nos pênaltis a final para o Milan. Agora, já nos últimos anos da carreira, o lendário goleiro terá mais uma oportunidade de conquistar o troféu mais cobiçado da Europa. Será a última?

Buffon fez defesas importantes para manter a Juventus viva no segundo tempo
Buffon fez defesas importantes para manter a Juventus viva no segundo tempo
Foto: Tony Gentile / Reuters

Italianos voltam ao palco da conquista da Copa de 2006

Outro reencontro interessante será o de alguns jogadores que venceram a Copa do Mundo de 2006 com o estádio onde a Itália bateu a França nos pênaltis naquela final: o Olímpico de Berlim. O goleiro Buffon, o zagueiro Barzagli e o volante Pirlo faziam parte do elenco da seleção italiana e voltarão, nove anos depois, ao palco da maior conquista de suas carreiras, desta vez com a camisa da Juventus. Naquela ocasião, após empate por 1 a 1 no tempo normal, os italianos levaram a melhor nos pênaltis e chegaram ao tetra mundial. Será que a história se repete?

Itália campeã do mundo de 2006 foi a última seleção a vencer um jogo depois de triunfar no tempo-extra
Itália campeã do mundo de 2006 foi a última seleção a vencer um jogo depois de triunfar no tempo-extra
Foto: Shaun Botterill / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade