Club Brugge chega às oitavas de final após empate por 0 x 0 com Atlético de Madrid
A equipe chegou às oitavas de final da competição pela primeira vez desde 1990/91, quando ela ainda era chamada de Copa dos Campeões
O Club Brugge, da Bélgica, chegou às oitavas de final da Liga dos Campeões após empatar por 0 x 0 contra o Atlético de Madrid nesta quarta-feira, garantindo um dos dois primeiros lugares do Grupo B.
Após se tornar o primeiro clube belga a vencer os três primeiros jogos da fase de grupos na Champions League na semana passada, o Brugge chegou às oitavas de final da competição pela primeira vez desde 1990/91, quando ela ainda era chamada de Copa dos Campeões e tinha outro formato.
O Atlético perdeu várias chances e estendeu a sua sequência sem vitórias na competição para três jogos. A equipe espanhola está em terceiro lugar, com quatro pontos, seis atrás dos belgas e a dois do Porto que venceu o Bayer Leverkusen na Alemanha por 3 x 0.
O Atlético agora terá que vencer contra Leverkusen e Porto para se manter vivo na competição. O Brugge estava animado no primeiro tempo, mas ficou sem fôlego após o intervalo e se segurou nos minutos finais, enquanto o Atlético tentava em vão abrir a defesa dos visitantes, que tiveram Kamal Sowah expulso na reta final.
O ex-goleiro do Liverpool Simon Mignolet foi eleito o craque da partida, após fazer uma série de defesas no segundo tempo, incluindo duas à queima-roupa nos acréscimos. O técnico do Atlético, Diego Simeone, deixou a estrela portuguesa João Félix no banco de reservas a partida.
O técnico argentino optou por começar com Antoine Griezman e Ángel Correa no ataque, introduzindo Álvaro Morata e Matheus Cunha no segundo tempo. Mas o Brugge atacou o bloco defensivo de Simeone e constantemente quebrou suas linhas com perigosas bolas em profundidade e contra-ataques rápidos na etapa inicial.
Sowah, Andreas Skov Olsen e Ferran Jutglà perderam chances de marcar no começo do jogo. O Atlético foi pouco a pouco ganhando embalo, com Griezmann desperdiçando várias chances. Os donos da casa quase marcaram aos 20 minutos, após uma tabela com passes de primeira entre Griezmann e Correa, mas o chute rasteiro do argentino foi para fora. Uma finalização baixa do francês foi bloqueada por Mignolet aos 26 minutos.
Saúl Níguez teve um gol anulado por impedimento na construção do lance minutos depois. Com o Atlético no controle, o Brugge ganhou um pênalti, mas a decisão foi revertida com auxílio do assistente de vídeo porque Tajon Buchanan pisou o tornozelo de Nahuel Molina antes de o argentino derrubá-lo dentro da área.
O Atlético teve outro gol anulado, pouco depois do intervalo, com Ángel Correa em posição de impedimento.
Os donos da casa dominaram a posse e aplicaram uma pressão incessante após a expulsão de Sowah, que recebeu o segundo cartão amarelo por chutar a bola às arquibancadas depois que o jogo estava parado.