De Ballack a Götze, veja "vilanias" do Bayern no mercado alemão
O técnico do Borussia Dortmund, Jürgen Klopp, voltou a alfinetar o rival Bayern de Munique na última quinta-feira ao afirmar que a equipe bávara era como "um vilão de James Bond" na hora de contratar jogadores, graças ao poderio financeiro que tornava injusta a competição com outras equipes. A polêmica é apimentada pelo anúncio da contratação do meia Götze, destaque do Borussia Dortmund, antes da final da Liga dos Campeões, neste sábado, a partir das 15h45 (de Brasília).
De fato, uma das estratégias de mercado do Bayern é justamente enfraquecer o principal rival doméstico comprando seus melhores jogadores. O Borussia Dortmund sofre isso com Götze, e pode perder também o atacante Lewandowski; mas outras equipes, como Bayer Leverkusen, Werder Bremen e Stuttgart, também já foram alvos do gigante bávaro. Relembre outras "vilanias" – na concepção de Klopp – do Bayern de Munique no mercado da bola alemão.
Ottmar Hitzfeld: Curiosamente, um dos primeiros alvos do Bayern para enfraquecer os rivais foi um treinador. Hitzfeld havia vencido a Liga dos Campeões de 1997 com o Borussia Dortmund e sido promovido a diretor esportivo do clube. Mas no ano seguinte, o Bayern se aproximou do técnico e o levou para Munique, onde ele foi tetracampeão alemão, campeão europeu e campeão mundial em sua primeira passagem, entre 1998 e 2004.
Michael Ballack: O principal jogador do futebol alemão havia acabado de ser vice-campeão nacional, vice da Copa da Alemanha e vice da Liga dos Campeões pelo Bayer Leverkusen em 2002. A equipe era a sensação do país na época, e o Bayern de Munique logo tratou de comprar o destaque da equipe. No Bayern, Ballack foi tricampeão alemão entre 2002 e 2006.
Zé Roberto: Companheiro de Ballack no Bayer Leverkusen que levou três vices na mesma temporada, Zé Roberto foi junto para o Bayern de Munique em 2002. Além da primeira passagem vitoriosa, ele ainda voltou ao Bayern entre 2007 e 2009, após defender o Santos, e conquistou ao todo quatro títulos do Campeonato Alemão.
Lúcio: A "rapa" feita pelo Bayern nos melhores jogadores do Bayer Leverkusen ficaria completa em 2004, com a contratação do zagueiro Lúcio. Em cinco temporadas, o brasileiro se tornou vice-capitão do time e também conquistou três vezes o Campeonato Alemão.
Torsten Frings: O meio-campista alemão, titular da seleção nas Copas de 2002 e 2006, também foi "fisgado" pelo Bayern em 2004, vindo do Borussia Dortmund. Apesar de ter sido campeão alemão, porém, Frings não gostou de jogar pelo Bayern e saiu na temporada seguinte para o Werder Bremen, clube onde havia despontado para o futebol.
Miroslav Klose: Após ótimas Copas do Mundo em 2002 e 2006, Klose estava na mira para sair do Werder Bremen. E um pré-contrato revelado pelo Bayern fez com que a transferência acontecesse em 2007. Em Munique, ele fez dupla de ataque com o italiano Luca Toni e foi bicampeão alemão, além de vice da Liga dos Campeões em 2010.
Tim Borowski: Destaque do Werder Bremen em 2008, ele recusou a renovação de contrato para acertar com o Bayern de Munique. Na Bavária, porém, o meio-campista durou só uma temporada e nunca se firmou como titular. Acabou voltando para o Werder após um ano.
Mario Gómez: O centroavante já brilhava pelo Stuttgart há três anos quando o Bayern de Munique conseguiu comprá-lo, em 2009. Gómez rapidamente se tornou titular na equipe bávara e já é bicampeão alemão. Nesta temporada, perdeu o posto entre os 11 titulares para o croata Mario Mandzukic.
Manuel Neuer: Após se destacar na Copa do Mundo de 2010, o goleiro foi comprado pelo Bayern junto ao Schalke 04 no ano seguinte. A contratação causou polêmica entre torcedores do Bayern, que não queriam um jogador vindo do Schalke. Mas Neuer rapidamente conquistou seu espaço com atuações seguras, e é titular absoluto.
Mario Götze: Na última das contratações polêmicas do Bayern, o "menino prodígio" Götze foi anunciado em meio à disputa das semifinais da Liga dos Campeões. Com Bayern e Dortmund classificados para a decisão, o jovem meia será desfalque no time do Borussia por uma lesão muscular, evitando que ele enfrente seu futuro time.